Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Zona euro: Crescimento da atividade empresarial "abranda acentuadamente"

O crescimento da atividade empresarial da zona euro "abrandou acentuadamente" em outubro, para um mínimo de seis meses, devido às crescentes dificuldades de fornecimento enquanto os preços disparam, segundo o indicador 'flash' PMI da consultora Markit hoje divulgado.

Zona euro: Crescimento da atividade empresarial "abranda acentuadamente"
Notícias ao Minuto

11:14 - 22/10/21 por Lusa

Economia Markit

Num comunicado, a Markit diz que enquanto as dificuldades de abastecimento restringem o crescimento económico, tem havido "aumentos recorde de preços" à medida que as empresas tentam repercutir nos clientes "o aumento sem precedentes dos custos".

Juntamente com estes fatores, a Markit realça "preocupações persistentes" sobre a covid-19.

Neste contexto, o índice PMI (Purchasing Managers' Index), composto da atividade da zona euro, situou-se em 54,3 pontos em outubro (contra 56,2 pontos em setembro), um mínimo de seis meses.

Por atividade, a queda foi maior no setor industrial, afetado pelos atrasos na cadeia de abastecimento, embora também tenha abrandado no dos serviços, o que, depois da recuperação do verão, reflete mais uma vez "renovada preocupação" com os contágios, especialmente na Alemanha.

Por países, o crescimento abrandou com especial intensidade na Alemanha, ao cair para o nível mais baixo desde fevereiro, e em França, onde caiu para o valor mais baixo desde abril.

O resto da zona euro também registou a sua expansão mais lenta desde abril, acrescenta a consultora.

"O acentuado abrandamento económico em outubro significa que a zona euro começará o quarto trimestre do ano com a dinâmica de crescimento mais fraca desde abril", afirma no comunicado o economista-chefe do IHS Markit Chris Williamson.

Quanto aos preços, Williamson assinala que estão a aumentar a taxas sem precedentes em mais de duas décadas e observa que, após fortes expansões no segundo e terceiro trimestres, "o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) parece ser comparativamente muito mais fraco no quarto trimestre".

Leia Também: Advogado de Ricardo Salgado: "Não é o arguido que decide ter Alzheimer"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório