Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Endividamento do Estado, empresas e famílias caiu em agosto

Em agosto, o endividamento do setor não financeiro da economia diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior.

Endividamento do Estado, empresas e famílias caiu em agosto
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Endividamento

O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) caiu para 763,9 mil milhões de euros em agosto, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). 

O endividamento do setor público - administrações públicas e empresas públicas-  manteve-se em 346,5 mil milhões de euros.

"No entanto, houve uma recomposição dos setores financiadores, com destaque para o endividamento obtido junto do exterior, que diminuiu 1,7 mil milhões de euros, e o endividamento junto do setor financeiro, que aumentou 1,4 mil milhões de euros", explica o BdP. 

O endividamento do setor privado - empresas privadas e particulares - diminuiu 0,3 mil milhões de euros, para 417,4 mil milhões de euros.

"O endividamento das empresas privadas diminuiu 0,7 mil milhões de euros e o endividamento dos particulares aumentou 0,4 mil milhões de euros. Em ambos os casos, a variação do endividamento foi sobretudo face ao setor financeiro", refere o supervisor da banca. 

Em agosto, o endividamento total das empresas privadas cresceu 1,0% em relação a agosto de 2020 (tinha crescido, igualmente, 1,0% no mês anterior).

O endividamento total dos particulares aumentou 2,9% face ao homólogo (tinha aumentado 3,0% em julho de 2021).

Leia Também: Portugal mantém 3.ª maior dívida em 2020 com 135,2% do PIB

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório