Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Impostos sobre combustíveis? São "escolhas políticas", diz o Presidente

 O Presidente da República assinalou hoje que a política fiscal em relação aos combustíveis fósseis corresponde a "escolhas políticas" para enfrentar uma situação de aumento de preços da energia que, advertiu, se pode eventualmente prolongar.

Impostos sobre combustíveis? São "escolhas políticas", diz o Presidente
Notícias ao Minuto

20:36 - 20/10/21 por Lusa

Política Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa, após ter promulgado o decreto do parlamento, com origem numa proposta do Governo, que permite a fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis simples.

Questionado sobre a mensagem que divulgou a propósito desta promulgação, em que escreveu que as medidas previstas neste decreto são "insuficientes para enfrentar aumentos sucessivos e prolongados" e "não reequacionam globalmente os impostos sobre os combustíveis, que há muito existem e são elevados", o chefe de Estado escusou-se a tomar posição sobre a política fiscal nacional.

"Eu não me pronuncio sobre essas matérias. São matérias que são próprias, por um lado, de decisão parlamentar, e em muitos casos de cabimento orçamental", declarou.

Interrogado sobre a opção do Governo de não financiar os combustíveis fósseis, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "São escolhas políticas, bem entendido. Quer dizer, trata-se de escolhas para um momento preciso, durante um período relativamente curto".

O Presidente da República referiu que "a União Europeia acha que será até março, abril -- veremos, o ideal era que fosse mais curto", acrescentando: "E por isso são medidas paliativas, isto é, para suavizar uma situação, para esbater parcialmente uma situação".

"Mas nenhum de nós sabe se não é por mais tempo", advertiu, em seguida.

Segundo o chefe de Estado, se "as causas internacionais" desta crise se prolongarem, poderá ser necessária "uma forma de tratamento mais vasto, a nível internacional".

Leia Também: Costa quer União Europeia a rever mecanismo para preços da energia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório