Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Função pública dará "resposta firme" ao Governo na greve de novembro

Os trabalhadores da Administração Pública vão dar "uma resposta firme", na greve de 12 de novembro, à proposta de aumentos salariais do Governo de 0,9% para 2022, disse hoje o líder da Frente Comum de sindicatos.

Função pública dará "resposta firme" ao Governo na greve de novembro
Notícias ao Minuto

18:18 - 20/10/21 por Lusa

Economia Frente Comum

O coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, falava à saída de uma reunião de negociação suplementar com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que durou menos de meia hora.

"Foi uma reunião bastante rápida, requeremos a negociação suplementar e o Governo senta-se à mesa com a mesma proposta que é rigorosamente nada", disse Sebastião Santana.

"O que vamos ter é uma resposta firme dos trabalhadores da Administração Pública a esta política de estagnação salarial, de estagnação de carreiras, de não valorização de profissões", avisou o líder sindical, referindo-se à greve já marcada para dia 12 de novembro.

A Frente Comum, da CGTP, convocou esta semana uma greve nacional da função pública contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) e hoje a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), da UGT, anunciou que vai avançar para uma greve no mesmo dia.

A estrutura da CGTP exige aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo na Administração Pública de 850 euros.

O Governo está hoje reunido com as estruturas sindicais da função pública para uma ronda de negociação suplementar, pedida pelos representantes dos trabalhadores, que esperavam avanços em matérias salariais e nas carreiras.

Em 2021 houve aumentos de 20 euros para a remuneração base da função pública, para os 665 euros, para ficar igual ao salário mínimo nacional, e em 10 euros para os salários que se situavam entre os 665 e os 791,91 euros.

Nos últimos 12 anos apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da Administração Pública, de 0,3%, em linha com a inflação.

Leia Também: OE2022: Fesap junta-se à Frente Comum e anuncia greve para 12 de novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório