Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Houve "forte crescimento dos preços na indústria" em setembro, diz o INE

O índice de preços na produção da indústria transformadora acelerou em setembro, "registando o crescimento mais elevado da presente série", refere o INE.

Houve "forte crescimento dos preços na indústria" em setembro, diz o INE
Notícias ao Minuto

11:02 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Indústria

Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na Síntese Económica de Conjuntura revelam que houve um "forte crescimento dos preços na indústria" em setembro. 

"A informação quantitativa mais recente disponível revela diferentes dinâmicas da evolução de indicadores nominais e reais, em particular na indústria, refletindo sobretudo fortes crescimentos dos preços implícitos", diz o INE.  

O índice de preços na produção da indústria transformadora acelerou em setembro para uma taxa de variação homóloga de 10,0%, face a 9,2% no mês anterior, "registando o crescimento mais elevado da presente série, refletindo o forte crescimento dos preços dos bens energéticos e dos bens intermédios". 

O relatório do INE revela ainda que, em agosto, os indicadores de curto prazo (ICP) relativos à atividade económica na perspetiva da produção apontavam para uma aceleração em termos nominais, "enquanto em termos reais se observou uma redução do índice de produção industrial e uma aceleração na construção, superando os níveis do período homólogo de 2019 neste último caso".

Além disso, em setembro, o indicador de clima económico diminuiu, apresentando um comportamento irregular desde julho quando se interrompeu a recuperação observada desde março. 

Leia Também: Onde investir o dinheiro? 1,4 milhões de portugueses têm um PPR

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório