Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Portugal em rede europeia para certificação da produção agrícola

A Universidade de Évora (UÉ) é a representante de Portugal numa rede europeia que vai desenvolver um certificado que garante o compromisso dos olivicultores com a conservação da biodiversidade, revelou hoje a instituição.

Portugal em rede europeia para certificação da produção agrícola
Notícias ao Minuto

11:15 - 20/10/21 por Lusa

Economia produção agrícola

O projeto, denominado Olivares Vivos+, é financiado pelo Programa LIFE na área de Natureza e Biodiversidade e integra, além de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, disse a academia alentejana, em comunicado enviado à agência Lusa.

Esta rede de países europeus vai testar e implementar um novo certificado que garanta a integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas, nomeadamente do olival.

O objetivo passa por "desenvolver um certificado que garante o compromisso dos olivicultores com a conservação da biodiversidade", explicou o investigador da UÉ José M. Herrera, que lidera o projeto em Portugal.

No âmbito do trabalho, vai ser "testado o impacte das práticas agrícolas na biodiversidade", assinalou o coordenador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da UÉ.

E os investigadores vão testar também "a eficiência de diferentes atuações" destinadas à conservação da biodiversidade, como, "o incremento da disponibilidade de refúgios artificiais para a fauna vertebrada e invertebrada".

O coordenador nacional realçou ainda a importância de "valorizar o papel da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agrícolas" e de fornecer "aos agricultores um certificado que garanta o seu compromisso com a biodiversidade e os serviços derivados da sua conservação".

O projeto visa também, face às alterações climáticas, "contribuir para uma maior resiliência e resistência do olival, uma cultura chave para a economia da Europa mediterrânea em geral e de Portugal em particular", destacou José Herrera.

Leia Também: Presidente do Bundesbank demite-se "por razões pessoais" após dez anos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório