Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

EDP vende três lotes de transmissão de eletricidade no Brasil

A EDP anunciou hoje a venda à Actis Assessoria Investimentos de três lotes de transmissão de energia no Brasil, uma transação a que corresponde um 'enterprise value' estimado de 1.329 milhões de reais (210 milhões de euros).

EDP vende três lotes de transmissão de eletricidade no Brasil
Notícias ao Minuto

16:55 - 19/10/21 por Lusa

Economia EDP

"A EDP - Energias do Brasil, S.A. detida em 52,64% pela EDP -- Energias de Portugal, S.A. celebrou um contrato de compra e venda com a Actis Assessoria Investimentos Ltda. para a venda da totalidade de um portfólio de transmissão composto por três lotes, com uma extensão de 439 quilómetros e com uma Receita Anual Permitida no valor de 131 milhões de reais", refere a empresa num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os ativos em causa são a EDP Transmissão S.A. (Lote 24), a EDP Maranhão I S.A. (Lote 7) e a EDP Maranhão II S.A. (Lote 11)", sendo que cada lote possui uma subestação, que também foi vendida nesta operação, junto com as redes.

Segundo adianta, "a contrapartida total da transação corresponde a um 'enterprise value' estimado de 1.329 milhões de reais (210 milhões de euros, considerando uma taxa de câmbio de 6,33 EUR/BRL), sujeita às condições habituais destas operações até à data de conclusão da transação".

Ainda "pendente de aprovações regulatórias", a transação enquadra-se na "estratégia de rotação de ativos na atividade de transporte de energia no Brasil, definida no plano de negócios 2021-2025, da qual faz parte também o recente acordo para a aquisição da CELG-T", afirma a EDP.

Num comunicado enviado à imprensa, a EDP acrescenta que o acordo resultou de um processo concorrencial, dependendo ainda da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Banco do Nordeste do Brasil.

"A concretização da transação de hoje permite à EDP cristalizar valor com a rotação destes ativos de transmissão, cumprindo uma meta prioritária da estratégia definida para o ano de 2021", sustenta o presidente executivo da EDP no Brasil, citado no comunicado.

De acordo com João Marques da Cruz, com esta venda e com a compra da CELG-T, concretizada na passada quinta-feira, a empresa aumenta "a presença no negócio de transmissão, o qual apresenta um menor risco setorial", e cria "valor adicional para os acionistas".

Em 14 de outubro, a EDP adquiriu por 1.977 milhões de reais (cerca de 309 milhões de euros) 100% das ações da Celg Transmissão S.A (CELG-T), num leilão organizado pela ANEEL.

Com esta operação, a EDP estima uma receita anual permitida (RAP) adicional de 223 milhões de reais no ciclo 2021/2022, através da aquisição dos 756 quilómetros de redes de transmissão e das 14 subestações da estatal goiana de transmissão.

Com a venda dos lotes 7, 11 e 24 e a aquisição da CELG-T, a EDP passa a contar com lotes de transmissão no seu portfólio que, quando operacionais, totalizarão 2.241 quilómetros de linhas em extensão e aproximadamente 702 milhões de reais de RAP.

Desde 2017, a EDP diz já ter investido 4.100 milhões de reais em obras e projetos de transmissão adquiridos em leilões da ANEEL ou no mercado secundário, o que "representa 80% de execução de seu CAPEX [investimento em bens de capital] total nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo, Acre e Rondónia".

Leia Também: PSI20 segue em alta com EDP e Galp a puxarem por ganhos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório