O Custo Total de Propriedade (TCO) dos veículos elétricos em Portugal é o mais económico de 22 países analisados pelo Car Cost Índex 2021 da LeasePlan, um relatório divulgado na segunda-feira.
O LeasePlan Car Cost Index, que vai na sexta edição, é uma análise abrangente que revela o TCO de um automóvel - incluindo combustível/energia, depreciação, impostos, seguros e manutenção - em 22 países europeus (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido).
"Este relatório é um alerta para os decisores políticos: os carros elétricos ultrapassaram finalmente o ponto de viragem em termos de preços e são agora competitivos em termos de custos em toda a Europa. No entanto, a ação governamental, no que às infraestruturas diz respeito, continua a ser lamentavelmente inadequada", apontou o presidente executivo da LeasePlan, Tex Gunning, citado num comunicado.
Outra das conclusões do estudo é que o custo médio mensal da condução de um carro varia "consideravelmente" em toda a Europa, desde 743 euros por mês na Grécia até 1.138 euros na Suíça.
A Polónia é o país mais económico para conduzir um carro a gasolina, enquanto que a Grécia é o país mais económico para conduzir um carro a gasóleo.
Leia Também: Lar em Proença-a-Nova regista 53 infetados e uma morte