Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Fundação Ford reforça aposta em energias renováveis

A Fundação Ford, uma das maiores fundações privadas dos Estados Unidos, vai desinvestir dos combustíveis fósseis, seguindo as pisadas da Fundação MacArthur e da Universidade de Harvard.

Fundação Ford reforça aposta em energias renováveis
Notícias ao Minuto

07:25 - 19/10/21 por Lusa

Economia Fundação Ford

"Embora apenas 0,3% da dotação da Fundação Ford seja diretamente investida em empresas de combustíveis fósseis, levamos a sério as nossas obrigações como fiduciários e estamos cientes de que, se colocarmos restrições nos nossos investimentos, podemos abrir mão de algum retorno para as gerações futuras", disse o presidente da Fundação Ford, Darren Walker, em comunicado publicado segunda-feira no site da organização.

No futuro, adiantou, a fundação diz que investirá em energias alternativas e renováveis e fundos que "enfrentem a ameaça das mudanças climáticas e apoiem a transição para uma economia verde".

Além de investimentos diretos, a fundação diz que também possui outros investimentos em fundos com participações em combustíveis fósseis, que representam menos de 3% do seu património, e "terminarão quando essas parcerias forem liquidadas".

O anúncio da organização - que tem uma doação de 16 mil milhões de dólares (13,8 mil milhões de euros) - acontece em vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, marcada para Glasgow, na Escócia, no final deste mês.

Nos últimos anos, ativistas do clima vêm pressionando instituições como a Ford para acabar com os seus investimentos em empresas envolvidas na produção de combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás natural.

No mês passado, a Fundação MacArthur, outra entidade dominante no mundo da filantropia, e a Universidade de Harvard anunciaram que suas instituições encerrariam os investimentos em empresas relacionadas com combustíveis fósseis.

Leia Também: EUA. Congressistas acusam responsáveis da Amazon de mentirem

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório