Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Assis não demoniza negociação e diz que não se deve "dramatizar"

O presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, afirmou hoje, sobre o impasse em relação ao Orçamento do Estado para 2022, que não "demoniza a negociação parlamentar" e que "o pior" que se pode fazer "é dramatizar".

Assis não demoniza negociação e diz que não se deve "dramatizar"
Notícias ao Minuto

18:58 - 18/10/21 por Lusa

Economia OE2022

"Não demonizo a negociação parlamentar, pelo contrário, é importante. Que ela se faça de forma transparente e pública é uma vantagem, um avanço da nossa democracia", afirmou hoje o presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis.

Para o socialista, "o pior" que se pode fazer "é dramatizar tudo".

O líder do CES destacou que "a negociação parlamentar tem de ser feita" e que "o tempo da negociação parlamentar por vezes é difícil" e sublinhou que "em democracia há sempre soluções".

"O que se deseja é que sejam soluções transparentes, que as pessoas percebam o que está em causa: se houver consensos, se perceba por que foram alcançados, se houver rutura, que se perceba porquê", concretizou.

Francisco Assis falava hoje aos jornalistas depois de ter visitado a nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.

Referindo que, devido às suas funções, procura afastar-se, "o mais possível, do debate político-partidário", disse que "o Governo é que está em condições de avaliar se está ou não está em condições de garantir a aprovação de um Orçamento do Estado que esteja de acordo com os compromissos que assumiu com o país e o seu próprio programa".

"O que me parece evidente é que não há, neste momento, da parte do Governo, nenhuma vontade de abrir uma crise política", destacou.

A votação na generalidade do Orçamento - que, se não tiver alterações, tem o voto contra do PCP, BE e PEV - está agendada para 27 de outubro.

Leia Também: CES. Assis saúda acordo de concertação sobre formação e qualificação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório