Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Moçambique anuncia défice para época chuvosa que pode afetar 1,5 milhões

Moçambique tem um défice de 6,7 mil milhões de meticais (90 milhões de euros) para enfrentar a época das chuvas, que poderá afetar 1,5 milhões de pessoas, anunciou hoje a diretora do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

Moçambique anuncia défice para época chuvosa que pode afetar 1,5 milhões
Notícias ao Minuto

16:10 - 18/10/21 por Lusa

Economia Moçambique

"Temos consciência de que teremos de envolver um maior número de parceiros" nacionais e internacionais para "dar maior resposta ao défice", referiu aquela responsável em relação ao buraco no orçamento que todos os anos existe.

O plano 2021/22 tem um orçamento de 10 mil milhões de meticais (133 milhões de euros), face a 7,2 mil milhões de meticais do plano da última época (equivalente na altura a 83 milhões de euros).

O défice deste ano é também maior que o apresentado há um ano e que rondava 6,4 mil milhões de meticais (equivalente na altura a 74 milhões de euros).

Luísa Meque falava hoje em Maputo durante uma reunião de apresentação do plano de contingência para a época chuvosa que vai de outubro a março e que pretende acautelar apoios básicos ao nível da saúde e alimentação, mas também para resgate e reposição de acessibilidades.

Durante a época das chuvas, Moçambique está tradicionalmente na rota de tempestades e ciclones com origem no oceano Índico, cenário agravado pelo facto de ainda haver muitas comunidades a viver junto de terrenos férteis em zonas de cheia.

"Estimamos em torno de 1,5 milhões de pessoas, aquelas que podem ser atingidas por ciclones e inundações" na época que agora se inicia, detalhou.

Em termos de meios disponíveis de épocas anteriores, Luísa Meque destacou a existência de barcos para busca e resgate, bem como de pontes metálicas nalguns pontos do país.

Leia Também: Moçambique afasta o selecionador Horácio Gonçalves

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório