Trabalhadores querem viabilização da Dielmar e deixam recados ao Governo

Um grupo de trabalhadores da Dielmar concentrou-se hoje à porta da empresa, em Alcains, exigiu a viabilização da firma e disse ao Governo que, se não houver uma solução até dia 26, os funcionários irão ao Ministério da Economia.

Sindicato satisfeito com garantia da salvaguarda dos postos de trabalho na Dielmar

© Lusa

Lusa
14/10/2021 12:09 ‧ 14/10/2021 por Lusa

Economia

Dielmar

"Queremos que a empresa seja viabilizada, mas isso não depende unicamente de nós. Isso depende também dos credores. De qualquer forma, os trabalhadores são a parte mais importante desta empresa. Por isso, o Ministério tem de olhar para nós e tem de dizer, se no dia 26 ou até dia 26, não houver nenhuma solução à vista, nós antes disso iremos a Lisboa e vamo-nos concentrar em frente ao Ministério da Economia", afirmou Marisa Tavares, do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa.

A sindicalista, que falava aos trabalhadores que decidiram realizar esta concentração, a maioria deles não sindicalizados, apelou à união de todos.

"Dizemos ao senhor ministro da Economia que se for preciso nós iremos a Lisboa, ao Ministério da Economia, e continuaremos a trabalhar em união. Todos os trabalhadores irão fazer a pressão necessária para que, efetivamente, cheguemos ao final deste processo todo e tenhamos a situação viabilizada", sublinhou.

Marisa Tavares pediu ainda aos trabalhadores para que se mobilizem para, no dia 26 (data em que a assembleia de credores da empresa de confeções Dielmar volta a reunir), estejam presentes junto ao Tribunal do Fundão.

"É importante que todos estejamos em unidade e é importante que, aí sim, consigamos estar todos juntos e mostrar ao Estado e aos credores que queremos que a empresa seja viabilizada", concluiu.

Já Anabela Vitorino, porta-voz dos trabalhadores que decidiram realizar esta concentração à margem do sindicato, explicou que a iniciativa teve como objetivo "lutar pelos postos de trabalho".

"Queremos que a empresa abra e queremos os nossos postos de trabalho viabilizados. Em caso de encerramento, uma boa parte [dos trabalhadores] terá dificuldade em encontrar trabalho devido à falta de oportunidades e também à idade dos trabalhadores em questão", frisou.

Adiantou ainda que a empresa está numa zona do interior do país onde a despovoamento é uma realidade e a falta de oportunidades de emprego "é assinalável".

"O encerramento da Dielmar só pode contribuir para o agravamento da situação. Mais de 250 famílias terão uma situação de desemprego prolongado. Sabemos que existem investidores interessados na aquisição da Dielmar, com propostas de manutenção dos postos de trabalho e de outras regalias. Mas, só com a intervenção do Governo, através dos apoios extraordinários, se poderá viabilizar uma proposta de continuidade para a Dielmar. Estamos aqui a fazer ouvir a voz dos trabalhadores da Dielmar", concluiu.

Fundada em 1965, em Alcains, por quatro alfaiates que uniram os seus conhecimentos, a Dielmar, que empregava mais de 300 trabalhadores, pediu a insolvência em agosto, ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribuiu aos efeitos da pandemia de covid-19.

A assembleia de credores da empresa de confeções Dielmar volta a reunir no dia 26, depois de ter decidido dar mais 15 dias para que as propostas e manifestações de interesse na empresa possam ser consolidadas.

A decisão foi tomada na sessão que teve lugar no dia 06 de outubro, no Tribunal do Fundão e durante a qual foram colocadas em cima da mesa duas possibilidades, nomeadamente a de avançar para o encerramento definitivo e liquidação dos bens ou, em contrapartida, optar pelo adiamento de uma decisão para que as propostas pudessem ser fortalecidas.

Leia Também: Propostas para a Dielmar vão ser analisadas dia 26

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas