Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Wall Street fecha em alta graças a resultados e apesar da inflação

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, graças aos primeiros resultados trimestrais divulgados, e apesar dos números da inflação nos EUA e dos projetos da Reserva Federal de reduzir o seu apoio monetário.

Wall Street fecha em alta graças a resultados e apesar da inflação
Notícias ao Minuto

23:52 - 13/10/21 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average fechou sem variação, nos 34.377,81 pontos, o tecnológico Nasdaq avançou 0,73%, para as 14.571,63 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,30%, para as 4.363,80 pontos.

"Os investidores estiveram globalmente em alta, apesar da notícia da inflação e da divulgação das minutas da Reserva Federal (Fed), que indicaram uma provável redução do apoio monetário em meados de novembro, o que não é uma surpresa", comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, à AFP.

O índice de preços no consumidor (IPC) subiu em setembro, com a inflação sob a influência dos preços da energia, que não param de subir, e das perturbações mundiais nas cadeias de aprovisionamento.

Em setembro, a inflação mensal foi de 0,4%, depois dos 0,3% em agosto, segundo o índice IPC. Em relação a setembro de 2020, os preços subiram 5,4%, acima dos 5,3% registados em agosto.

Por outro lado, a Fed publicou as atas (as minutas) da sua última reunião, que mostram que está prestes a diminuir as suas compras de ativos em meados de novembro ou meados de dezembro. Os membros do comité monetário da Fed (FOMC, na sigla em Inglês) tencionam acabar com as compras de ativos até meados do ano que vem.

Para Peter Cardillo, a redução do apoio monetário "é, com efeito, uma boa notícia para o mercado: isso mostra que a economia é suficientemente forte para continuar sozinha, e isso diminui a perspetiva de uma forte inflação".

Por outro lado, os investidores estiveram focados na abertura da época dos resultados empresariais trimestrais, na qual JPMorgan Chase, BlackRock e Delta Air Lines superaram as expectativas.

"Os investidores animaram-se com a perspetiva de os resultados de empresas serem, no seu conjunto, bons", disse o analista da Spartan Capital. "Isto deve retirar o mercado desta onda de precaução em que se encontra desde há um mês".

Em todo o caso, o banco JPMorgan fechou a perder 2,38% e a Delta 5,76%.

Já a BlackRock, o maior gestor de ativos do mundo, acabou a sessão em alta de 3,78%, depois de apresentar resultados acima do esperado, a beneficiar da saúde sólida dos mercados bolsistas e, portanto, da subida das receitas ligadas às comissões.

Leia Também: Fed admite reduzir a compra de dívida em novembro e acabar em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório