Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, o que são criptoativos? Banco de Portugal explica (com vídeo)

De uma maneira geral, os criptoativos são "representações digitais de valores ou de direitos que podem ser usadas para fazer pagamentos", de acordo com o BdP. Conheça-os em mais detalhe.

Afinal, o que são criptoativos? Banco de Portugal explica (com vídeo)
Notícias ao Minuto

08:30 - 17/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia criptoativos

Cada vez se ouve falar mais de criptoativos. A bitcoin é a moeda digital mais conhecida do mundo e até tem estado a valorizar, mas é apenas um produto entre os vários ativos digitais que existem. Sabe, realmente, em que consistem?

"Os criptoativos são representações digitais de valores ou de direitos que podem ser usadas para fazer pagamentos, mas porque o seu valor oscila muito são sobretudo utilizadas como ativos de investimento. Um dos criptoativos mais conhecidos é a bitcoin", afirma o BdP, num vídeo explicativo sobre o tema. 

Ainda assim, será que os criptoativos podem ser considerados verdadeiras moedas? Veja o vídeo do supervisor da banca, em baixo, e fique a par de como é que funcionam estes ativos digitais: 

No início do mês, sublinhe-se, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que vê vantagens nos criptoativos e na chamada finança descentralizada, desde logo a facilitação das transações financeiras internacionais, mas também riscos para a estabilidade financeira a nível mundial que, por agora, estão contidos.

"A nível global, os riscos de estabilidade financeira parecem contidos por enquanto,", refere o FMI num relatório hoje divulgado sobre este tema, considerando contudo que esses riscos são maiores em países emergentes e economias em desenvolvimento, onde o crescimento dos criptoativos(como criptomoedas, caso da Bitcoin) e da finança descentralizada ('decentralized finance' na expressão em inglês, serviços financeiros sem intermediários centralizados) tem sido mais significativo.

Para o FMI as tecnologias ligadas a ativos criptográficos poderão ser uma importante ferramenta para que os serviços financeiros internacionais sejam mais rápidos e baratos, como pagamentos e depósitos (o que porá em causa o papel da banca tradicional).  

Leia Também: Bitcoin valoriza para máximo de maio. Já vale mais de 57 mil dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório