Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Incubadoras de emprego. Subsídio de transporte de 50 euros mensais

Desempregados que participarem nas incubadoras de emprego, criadas por portaria hoje publicada, para dinamizar a procura ativa de emprego, recebem 50 euros mensais de subsídio de transporte, e subsídio de refeição, nos dias em que exista atividade presencial.

Incubadoras de emprego. Subsídio de transporte de 50 euros mensais
Notícias ao Minuto

11:21 - 12/10/21 por Lusa

Economia Incubadoras de emprego

"O subsídio de transporte (...) é majorado em 50% no caso da Incubadora se localizar em território interior", especifica a portaria, publicada hoje em Diário da República, que regulamenta a criação e o funcionamento das Incubadoras Sociais de Emprego.

Os destinatários são desempregados inscritos no IEFP, incluindo desempregados à procura do primeiro emprego, com idade igual ou superior a 23 anos, mas este requisito etário não é aplicável aos jovens detentores de nível 4 ou superior do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) ou aos jovens que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação (NEET), desde que aceitem frequentar oferta de educação ou formação, no caso de não terem uma qualificação de nível 2 do QNQ.

Também não se aplica o limite de 23 anos aos jovens em situação de "particular desfavorecimento ou afastamento prolongado" do mercado de trabalho, nos termos definidos em regulamentação específica.

A portaria define que podem ser adotados "critérios específicos para a priorização de determinados públicos" no processo de seleção dos desempregados, designadamente jovens NEET, beneficiários de prestações de desemprego ou de rendimento social de inserção, ou outros a definir por despacho do membro do Governo responsável pela área do trabalho.

Cada equipa de procura de emprego vai integrar entre 18 a 20 participantes, podendo, mediante autorização do IEFP, e desde que devidamente fundamentado, ser estabelecido um número inferior ou superior de participantes.

O diploma define os apoios financeiros aos participantes, mas também às entidades promotoras das incubadoras, que recebem, nomeadamente, um subsídio anual não reembolsável, para assegurar as despesas de funcionamento e de apoio administrativo, no valor fixo de 350 euros por mês, além de subsídio de alimentação.

A criação destas incubadoras foi anunciada, em maio, numa audição parlamentar, pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que avançou a criação de um projeto piloto de 20 incubadoras "para responder ao desemprego jovem, muito focado nos jovens NEET", com a duração de 12 meses e que, na fase inicial, deveria arrancar com 30 mentores e 50 equipas de procura de emprego, abrangendo cerca de 1.000 pessoas.

A portaria hoje publicada foi assinada na semana passada, em 08 de outubro, pelo secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, que explica, no preâmbulo do diploma, que as incubadoras são criadas atendendo à situação económica e social resultante da pandemia causada pela doença covid-19 e no âmbito da criação de medidas de política de emprego que garantam uma resposta adequada e rápida ao problema do aumento do desemprego.

A iniciativa-piloto lançada, com um número limitado de entidades protocoladas com o IEFP, pretende "testar a transferibilidade da metodologia" das 'Lanzaderas de Empleo', criada pela Fundação Santa Maria La Real, para a realidade nacional.

"Após avaliação da iniciativa-piloto, as Incubadoras Sociais de Emprego, com as necessárias adaptações, serão alargadas gradualmente a todo o território de Portugal continental, estabelecendo-se, desde já, as bases para essa rede nacional e para o processo de candidatura das entidades promotoras", refere o governante, na portaria.

Leia Também: Reforço da Startup Portugal e verbas para vales incubadoras (e não só)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório