Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Depósitos, ações e obrigações: O que deve saber na hora de investir

Conheça, um por um, como é que funciona cada um destes produtos financeiros.

Depósitos, ações e obrigações: O que deve saber na hora de investir
Notícias ao Minuto

08:30 - 09/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia investir

Na hora de escolher a forma de aplicar as suas poupanças conhece os riscos e a remuneração dos depósitos, ações e obrigações? Os clientes bancários podem aplicar a sua poupança nestes produtos, mas é essencial que saibam como é que cada um deles funciona. 

Neste âmbito, o Banco de Portugal (BdP) explica, no seu site, o risco e remuneração associados a cada um destes produtos financeiros. Tome nota: 

Depósitos a prazo

"Um depósito a prazo é um produto bancário que pressupõe a entrega de fundos a uma instituição de crédito, que fica obrigada a restituir esses fundos no final do período de tempo acordado e a pagar uma remuneração, designada de juro. 

  • Os clientes que aplicam a sua poupança em depósitos não correm o risco de perder os fundos aplicados. A instituição de crédito tem de assegurar ao depositante o reembolso dos fundos aplicados na data de vencimento do depósito ou na data em que a mobilização antecipada esteja contratualmente prevista. 
  • Em caso de insolvência de uma instituição de crédito, os montantes aplicados em depósitos estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até ao montante máximo de 100 000 euros, por instituição de crédito e por depositante."

Obrigações

"As obrigações são instrumentos financeiros que representam um empréstimo contraído junto dos investidores pela entidade que os emite. Os emitentes podem ser empresas, Estados ou outras entidades públicas ou privadas. Deter obrigações significa ser credor dessas entidades.

  • No fim do prazo do empréstimo definido na emissão das obrigações, o investidor tem direito a receber o valor que inicialmente investiu. Até à maturidade o investidor tem direito a receber o rendimento (cupão) que lhe esteja associado. 
  • Há, todavia, obrigações que não têm data de vencimento. As obrigações perpétuas não têm uma data de vencimento prevista. O investidor recebe apenas o respetivo cupão. 
  • Algumas obrigações podem ser negociadas em mercado. Nestes casos, o investidor fica sujeito às oscilações do preço das obrigações e o valor obtido pode ser inferior ao preço inicialmente pago para as adquirir. Nem todas as emissões têm negociação em mercado. 
  • Em caso de insolvência da entidade que emite as obrigações, o investidor pode não receber o valor investido e os cupões."

Ações

"Uma ação é um título que representa uma fração do capital social de uma empresa, constituída sob a forma de uma sociedade anónima. O rendimento obtido com um investimento em ações depende não só da evolução da sua cotação, o seu preço ao longo do tempo, como também de outros eventos societários, como a distribuição de dividendos. 

  • O investimento em ações não garante o reembolso de capital aplicado.
  • As ações são ativos cujo preço está sujeito a constantes variações, existindo a possibilidade de queda da cotação para valores inferiores ao preço a que foram adquiridas.
  • Em caso de insolvência da entidade que emitiu as ações, existe a possibilidade de o investidor não receber o valor investido e os dividendos."

Leia Também: Mais de metade das empresas portuguesas têm dificuldade em recrutar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório