Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Titan do Porto de Leixões inaugurado após obras de recuperação

O guindaste Titan do Porto de Leixões, em Matosinhos, vai ser inaugurado hoje, depois de ter sido recuperado num investimento de dois milhões de euros, anunciou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Titan do Porto de Leixões inaugurado após obras de recuperação
Notícias ao Minuto

06:09 - 07/10/21 por Lusa

Economia Porto de Leixões

O Titan, peça única de arqueologia industrial construída em 1888 para suportar a construção do Porto de Leixões, foi desmantelado em 2013 devido ao seu elevado estado de degradação.

Este grande guindaste de ferro, único em todo o mundo, tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra.

"Vamos devolver a Matosinhos e a todo o seu litoral aquela que é uma memória paisagística da nossa costa", afirmou o administrador da APDL, Nuno Araújo, aquando da apresentação do projeto de recuperação em novembro de 2020.

O valor patrimonial do Titan é "inegável" e, por isso, será visitável por todos num percurso que se pretende que integre os passeios das famílias, as visitas das escolas e as rotas dos turistas, sublinhou, na ocasião.

A cerimónia de inauguração, que se integra nas comemorações do Dia do Porto de Leixões que se assinalam no próximo fim de semana, contempla ainda exposições fotográficas e filmes que contam a história da reconstrução do Titan.

No decorrer das obras, as pessoas puderam assistir a todo o processo através da página de Facebook "Titan -- o Renascer", criada em exclusivo para o projeto de restauro.

Leia Também: Homem encontrado morto junto ao porto de Leixões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório