Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Redução da pista do aeroporto da Horta é cenário que "desagrada", diz ANA

A ANA - Aeroportos de Portugal, esclareceu hoje que a eventual redução do tamanho da pista do Aeroporto da Horta, nos Açores, "não passa de um cenário que está a ser estudado", mas "desagrada" à empresa.

Redução da pista do aeroporto da Horta é cenário que "desagrada", diz ANA
Notícias ao Minuto

19:04 - 06/10/21 por Lusa

Economia Aeroportos

"O cenário em que as RESA (superfície de segurança ao fim da pista), seriam realizadas dentro da pista existente, com redução das distâncias declaradas de pista, e consequentemente com limitação à operacionalidade do aeroporto, é um cenário que desagrada à ANA", refere um comunicado hoje divulgado.

A nota da ANA à comunicação social surge na sequência das notícias divulgadas hoje sobre a audição parlamentar realizada na Assembleia da República ao presidente da Comissão Executiva da ANA/VINCI, Thierry Ligonniére, a propósito da ampliação da pista do Aeroporto da Horta.

Na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, o administrador da empresa admitiu que as RESA (Runway End Safety Área), correspondentes a 90 metros em cada cabeceira da pista, possam vir a ser implementadas dentro dos 1700 metros de comprimento da atual pista, por razões financeiras ou ambientais, em vez de ampliar a infraestrutura.

"Este cenário é uma hipótese colocada, nomeadamente no caso de inviabilização do projeto de expansão por motivos ambientais", disse a ANA em comunicado.

A empresa realça que a implementação das zonas de segurança nas cabeceiras da pista do Aeroporto da Horta "constituem, neste momento, uma obrigatoriedade para certificação do aeroporto".

A eventual redução da pista do Aeroporto da Horta já tinha sido abordada durante uma reunião do Grupo de Trabalho criado pelo Governo da República para avaliar a necessidade de ampliação daquela infraestrutura aeroportuária, cenário que foi prontamente contestado pelo Governo Regional e pela Câmara Municipal da Horta.

"Tudo aquilo que for para piorar a situação atual da pista, não faz qualquer sentido", afirmou a chefe de gabinete do secretário regional dos Transportes, Ana Albergaria, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião do Grupo de Trabalho criado pelo Governo da República, realizada na ilha do Faial, para avaliar a necessidade de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.

O Aeroporto da Horta, situado na freguesia de Castelo Branco, na ilha do Faial, tem cerca de 1.700 metros de comprimento, o que obriga os aviões A320 da Azores Air Lines, nas ligações entre Lisboa e a Horta, a operar com penalizações, tanto de carga como de passageiros, devido ao reduzido tamanho da pista. 

A Agência Europeia para Segurança Aérea impõe que este tipo de infraestruturas possua novas zonas de segurança (RESA), obrigação que implicaria o aumento da pista em 90 metros em cada cabeceira da pista.

As forças vivas locais reivindicam uma expansão para além dos dois mil metros de comprimento. 

O presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, já tinha manifestado publicamente, no início desta legislatura, a intenção de colaborar com o Governo da República e com a ANA/VINCI (empresas que gerem o Aeroporto da Horta), no sentido de encontrar uma solução para o financiamento das obras de ampliação daquela infraestrutura. 

Leia Também: Presidente da ANA chamado ao Parlamento sobre ampliação de pista no Faial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório