Bolsas europeias seguem negativas com perdas de 2%

As bolsas europeias seguem hoje em terreno negativo, com perdas que rondam os 2%, devido a receios associados à subida da inflação.

bolsa, açoes, psi20

© iStock

Lusa
06/10/2021 13:49 ‧ 06/10/2021 por Lusa

Economia

Mercado

Nas principais bolsas europeias, as maiores quedas eram às 13:00 (hora de Lisboa) as de Paris (-1,90%), Frankfurt (-2%) e Madrid (-2,23%).

Na bolsa de Lisboa, o índice PSI20 registava à mesma hora uma descida de 1,07% para 5.474,24 pontos.

"Os operadores continuam a reduzir a sua exposição a ativos de maior risco", observou Pierre Veyret, analista da ActivTrades, citado pela AFP.

No mercado de dívida soberana, os rendimentos das obrigações norte-americanas com prazos mais longos têm aumentado nas últimas sessões, com os juros da dívida a 10 anos a atingirem 1,54%, o nível mais alto desde junho.

Embora as instituições monetárias tenham vindo a repetir que a subida dos preços será temporária, a inflação permanece em níveis elevados e os operadores de mercado questionam a persistência dos aumentos de preços alimentados pelas subidas na energia.

O preço do gás natural subiu hoje para novos máximos nos mercados europeus devido à forte procura à medida que o inverno se aproxima, com uma oferta limitada e baixos 'stocks' existentes.

Por sua vez, o preço do petróleo da OPEP ultrapassou a barreira dos 80 dólares pela primeira vez desde 2018, depois de a organização petrolífera e os seus aliados terem decidido manter a produção limitada.

Leia Também: "Felizmente a economia tem estado a responder melhor do que se esperava"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas