Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

É trabalhador independente? Não se esqueça de entregar esta declaração

Durante o mês de outubro, está a decorrer período de entrega da declaração trimestral dos trabalhadores independentes.

É trabalhador independente? Não se esqueça de entregar esta declaração
Notícias ao Minuto

08:34 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

Se é trabalhador independente saiba que este mês deve entregar à Segurança Social a declaração trimestral dos últimos três meses, para efeitos de cálculo das contribuições para a reta final do ano, de acordo com o Instituto da Segurança Social (ISS). 

"Nesta declaração, devem ser indicados os rendimentos auferidos em julho, agosto e setembro de 2021, e que servem para o cálculo das contribuições dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021", pode ler-se num comunicado divulgado pela instituição. 

O ISS esclarece ainda que "aquando da submissão da declaração trimestral, os trabalhadores independentes recebem uma notificação na sua inbox respeitante à base de incidência contributiva que lhes foi fixada para os meses seguintes, onde consta o valor da contribuição prevista".

Além disso, vale sublinhar que o apoio financeiro recebido, até 31 de agosto de 2021, pelo apoio extraordinário à redução da atividade económica "não é declarado na declaração trimestral, tendo apenas de ser declarado os rendimentos recebidos pelo exercício da atividade independente".

O valor das contribuições a pagar pode ser consultado no site da Segurança Social Direta: Conta Corrente » Posição Atual » Valores a pagar » Contribuições Correntes, sendo indicada a data-limite de pagamento do respetivo mês.

Leia Também: Depois de (mais uma) paragem, Autoeuropa retoma hoje a produção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório