Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mais dinheiro para ser gerido fora de Lisboa no Portugal 2020

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, garantiu hoje que "nunca tanto dinheiro vai ser gerido fora de Lisboa" como no quadro de programação Portugal 2020.

Mais dinheiro para ser gerido fora de Lisboa no Portugal 2020
Notícias ao Minuto

15:20 - 06/03/14 por Lusa

Economia Castro Almeida

"Estamos a fazer ao nível do Portugal 2020 um programa muito ambicioso em matéria de desconcentração de funções", afirmou aos jornalistas em Tondela, no final de uma reunião com os presidentes dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que teve como objetivo preparar o próximo período de programação comunitária 2014/2020.

Segundo Castro Almeida, "os programas regionais vão crescer 2.100 milhões de euros, que eram geridos em Lisboa e vão passar geridos nas regiões".

"Há, portanto, uma lógica de maior proximidade na tomada de decisão. Acreditamos que as decisões são tanto mais eficientes quanto mais próximos os decisores estiverem dos problemas", sublinhou.

Durante a reunião, o secretário de Estado incentivou os autarcas a identificaram, ao nível da CIM Viseu Dão Lafões, "estratégias, objetivos e propostas comuns".

"Aquilo que puder ser definido como projeto comum a mais do que um município poderá ser objeto de uma contratação à parte das candidaturas dos municípios isoladamente considerados", explicou.

Das reuniões com autarcas que já teve em vários pontos do país, disse ter-se apercebido de "uma grande consciência de que vai haver mais dinheiro para a competitividade das empresas, para criar mais riqueza e mais emprego, e menos dinheiro para as infraestruturas e para os equipamentos".

Outro sentimento comum foi a disponibilidade manifestada "para trabalhar cada vez mais intensamente na área social".

"E é por isso que vai passar a haver Fundo Social Europeu nos programas operacionais regionais, que até aqui só tinham Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional", explicou.

O presidente da CIM, José Morgado, disse ter expectativas positivas relativamente à estratégia a delinear, lembrando que os municípios da região já estiveram juntos em vários projetos supramunicipais, como a modernização administrativa, o empreendedorismo e a marca Prove Viseu Dão Lafões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório