Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato convoca nova greve na STCP até ao final do ano

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Urbanos do Norte (STRUN) convocou uma nova greve na STCP a realizar a partir de 09 de outubro até ao final do ano, acusando a administração de "chantagem".

Sindicato convoca nova greve na STCP até ao final do ano
Notícias ao Minuto

12:48 - 30/09/21 por Lusa

Economia Transportes

De acordo com o pré-aviso, a que a Lusa teve hoje acesso, o novo período de greve ocorrerá às últimas quatro horas do horário de trabalho naquele período.

Depois de seis dias de greve, realizados em agosto e neste mês, o sindicato considera que "o impacto dos protestos na oferta do serviço e na imagem da empresa contrasta com a intransigência da administração que continua alicerçada na aceitação da sua proposta por parte das outras organizações, ao arrepio do que os trabalhadores decidiram em plenário geral".

Os trabalhadores reivindicam um reforço do salário base em 30 euros, acrescentando, na prática, mais 15 euros ao valor que tinha já sido acordado entre a administração da STCP e quatro sindicatos.

O STRUN foi o único sindicato que se recusou a assinar este acordo.

"O aumento [acordado entre a STCP e quatro sindicatos] foi de 15 euros para todos trabalhadores, nós pretendemos no mínimo 30 [euros] para os trabalhadores continuarem com o mesmo poder de compra que tinham antes do aumento do salário mínimo", afirmou à Lusa José Manuel Silva, do sindicato.

O sindicato refere que foram acusados de estar "a criar um clima de 'medo e terror' só por exercer o direito à greve no local de trabalho".

"Que nome se dará ao clima que a STCP está a praticar quando chama os trabalhadores para explicarem na frente dos superiores hierárquicos o porquê do descontentamento e de se terem manifestado? Coação, intimidação ou mordaça?", questiona.

Em comunicado, o STRUN lamenta a "chantagem" alegadamente exercida pelo conselho de administração da STCP aos seus associados "na suspensão da aplicação de descansos fixos ao sábado que já vinha a ser feita desde o primeiro trimestre conforme o acordado em fevereiro".

"Quanto a isso, acionaremos todos os meios inspetivos e judiciais ao nosso dispor", afirma.

Acrescenta que o sindicato já foi convocado para "discutir serviços mínimos na Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), algo que nunca aconteceu em greves parciais".

"Será que a administração está com medo dos 14% que dizem que representamos?", questiona, lamentando "o silêncio dos novos acionistas" e a aposta de "todos no cansaço e na consequente perda remuneratória dos que protestam".

A Lusa pediu esclarecimentos à administração da STCP, estando a aguardar uma resposta.

A gestão da operadora de transportes urbanos do Porto é, desde o início do ano, assumida pelos municípios do Porto, Gaia, Gondomar, Matosinhos, Valongo e Maia.

Leia Também: Sindicato diz que greve na STCP rondou 70% e admite novas formas de luta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório