Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Valor dos empréstimos em moratória cai para 36,3 mil milhões em agosto

Montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 36,3 mil milhões de euros, menos 0,5 mil milhões do que em julho.

Valor dos empréstimos em moratória cai para 36,3 mil milhões em agosto
Notícias ao Minuto

11:02 - 30/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia Moratória

O valor dos empréstimos em moratória voltou a diminuir em agosto. Os dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta quinta-feira, mostram que estavam 36,3 mil milhões de euros abrangidos pelas moratórias em agosto, menos 0,5 mil milhões do que em julho. 

"Esta variação reflete as reduções de 0,3 mil milhões de euros nos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras e de 0,1 mil milhões de euros nos empréstimos aos particulares", adianta o BdP, em comunicado

Os empréstimos das sociedades não financeiras em moratória totalizavam 21,5 mil milhões de euros no final de agosto.

"A redução foi transversal a todos os setores de atividade, destacando-se o decréscimo de 0,1 mil milhões de euros nas indústrias transformadoras", refere ainda o supervisor da banca. 

A maioria das moratórias de crédito termina hoje, tendo os clientes de retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro, designadamente créditos à habitação, podendo muitos não ter capacidade para o fazer.

Clientes particulares que tiveram significativos cortes de rendimento (pois perderam emprego, tiveram de reduzir as suas atividades ou viram salários reduzidos, por exemplo, por terem deixado de ter horas extra) ou empresas cujas atividades ainda não recuperaram estarão entre os que terão dificuldades em retomar o pagamento das prestações ao banco.

Leia Também: Turismo: Dormidas de residentes atingem máximo histórico em agosto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório