Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

1.600 empresas convocadas para compromisso com redução de emissões

Um grupo de 220 instituições financeiras convocou 1.600 empresas de maior impacto do mundo a definirem metas de redução de emissões de CO2, entre as quais Cimpor, Jerónimo Martins e Navigator, informou hoje a CDP - Carbon Disclosure Project.

1.600 empresas convocadas para compromisso com redução de emissões
Notícias ao Minuto

00:06 - 29/09/21 por Lusa

Economia Ambiente

"Instituições financeiras que detêm 29,3 biliões de dólares [cerca de 25 biliões de euros] em ativos estão a convocar as empresas de maior impacto do mundo a definir metas de redução de emissões com base científica, alinhadas com cenários de aquecimento global de 1,5 °C, antes da COP26", a conferência mundial da ONU sobre alterações climáticas, que decorre em novembro, informou a organização internacional sem fins lucrativos, em comunicado.

O pedido foi assinado por 220 instituições financeiras de 26 países, cujos ativos coletivos superam o valor do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos, e convoca 1.600 empresas cuja atividade tem grande impacto ao nível de emissões de dióxido de carbono (CO2).

O pedido do CDP visa também as portuguesas Cimpor - Cimentos de Portugal, Jerónimo Martins e a The Navigator Company.

Foram ainda convocadas empresas como a Anhui Conch Cement, o maior fabricante de cimento da China, a Hyundai Motor Company, ou a companhia aérea Lufthansa.

As empresas visadas são responsáveis por 11,9 gigatoneladas de emissões, o equivalente a mais do que o total anual dos Estados Unidos e da União Europeia, apontou o CDP.

O objetivo é "pressionar" as empresas "a definir metas de redução de emissões por meio da iniciativa de Metas Baseadas em Ciência [SBTi - Science-Based Targets], para garantir que a ambição corporativa seja verificada de forma independente em relação ao padrão da indústria para metas climáticas robustas".

A campanha CDP Science-Based Targets é coordenada pela instituição sem fins lucrativos CDP, que gere o sistema de relatórios ambientais.

Leia Também: Indústria dos cruzeiros deve ser controlada para conter poluição

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório