Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

BCE deve ser "ainda mais conservador" na reação à inflação, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, considerou hoje que o Banco Central Europeu (BCE) deve ser "ainda mais conservador" na forma como olha para a inflação, numa entrevista à cadeia televisiva CNBC.

BCE deve ser "ainda mais conservador" na reação à inflação, diz Centeno
Notícias ao Minuto

16:17 - 27/09/21 por Lusa

Economia Centeno

"Nós fomos enganados por algumas notícias sobre a inflação no passado, o que nos levou a agir de forma errada, portanto não queremos, definitivamente, cometer o mesmo tipo de erros desta vez", disse o também membro do Conselho de Governadores do BCE.

O também antigo ministro das Finanças português salientou a necessidade de se manterem as "condições favoráveis de financiamento para todos os setores da economia, à medida" que se sai da crise. "Mas ainda não estamos lá", disse.

Este mês, o BCE decidiu abrandar o ritmo de compras no programa de aquisição de ativos implementado devido à pandemia, algo que a presidente do banco central, Christine Lagarde, apelidou de "recalibração".

"Temos de ser muito -- eu diria até mais -- conservadores na forma como atacamos este assunto", alertou Mário Centeno na entrevista de hoje.

O Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, aponta para uma inflação de 2,2% na zona euro no final deste ano, um número que deverá baixar para 1,7% em 2022 e 1,5% em 2023, de acordo com as previsões económicas da instituição.

Mário Centeno referiu que a inflação ainda não está onde o BCE a quer, ou seja, estabilizada nos 2%.

"Já vemos algo nessa frente, mas quando olhamos para o nosso horizonte de projeções, a inflação ainda não está ancorada nos 2%", disse à CNBC o governador do Banco de Portugal.

Leia Também: Clara de Sousa festeja liderança da SIC em noite eleitoral

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório