Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

OE2021. DGO divulga hoje síntese da execução orçamental até agosto

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental até agosto, depois de ter registado um défice de 6.840 milhões de euros (ME) até julho, o que representou uma melhoria em termos homólogos.

OE2021. DGO divulga hoje síntese da execução orçamental até agosto
Notícias ao Minuto

06:29 - 27/09/21 por Lusa

Economia OE2021

De janeiro a julho, o défice das Administrações Públicas "ascendeu a 6.840 ME em contabilidade pública, representando uma melhoria de 1.631 milhões de euros face ao período homólogo", anunciou em agosto o Ministério das Finanças no comunicado que habitualmente antecede a divulgação dos dados da execução orçamental.

A "reabertura da atividade económica tem efeito positivo na melhoria do défice", sublinhou então o gabinete liderado pelo ministro João Leão.

De acordo com o ministério, o desagravamento do défice até julho resultou do acréscimo de 8% da receita, explicado por três efeitos: por um lado, a retoma da atividade económica devido ao desconfinamento, por outro, ao efeito base associado ao 2.º trimestre de 2020 e ainda aos efeitos temporários em consequência do diferimento do pagamento de impostos.

A despesa primária cresceu 5,4%, refletindo as medidas extraordinárias de apoio à economia.

A pandemia de covid-19 custou aos cofres do Estado 4.697,7 milhões de euros até julho, dos quais 485,4 milhões de euros por redução da receita e 4.212,3 milhões de euros por aumento de despesa, segundo a DGO.

Os dados divulgados pela DGO são em contabilidade pública (numa ótica de caixa).

O saldo em contabilidade nacional, apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o que conta para Bruxelas, fixou-se no primeiro semestre do ano num défice de 5,5% do PIB, de acordo com as contas divulgadas na quinta-feira.

Tendo em conta apenas o segundo trimestre do ano, o défice apurado pelo INE foi de 5,3% do PIB, que compara com 5,7% no trimestre anterior e com 10,6% face ao mesmo período de 2020.

Para o conjunto do ano, o Ministério das Finanças mantém a previsão de um défice de 4,5% do PIB.

Leia Também: OE2021: DGO divulga hoje execução orçamental até julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório