Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Moody's melhora rating das obrigações hipotecárias do Banco Montepio

A agência de Moody's subiu em um nível o rating das obrigações hipotecárias da Caixa Económica Montepio Geral de A1 para Aa3, disse o banco em comunicado.

Moody's melhora rating das obrigações hipotecárias do Banco Montepio
Notícias ao Minuto

18:38 - 21/09/21 por Lusa

Economia Banca

Segundo o banco, esta decisão de rating "foi motivada pela melhoria da economia portuguesa, pela redução significativa do risco de refinanciamento e pela esperada transposição a curto prazo da diretiva da União Europeia relativa à emissão de obrigações cobertas, que irá reforçar os pontos fortes da lei portuguesa sobre as obrigações hipotecárias".

Na sexta-feira, a agência de rating norte-americana Moody's subiu a notação da dívida portuguesa de 'Baa3' para 'Baa2', com perspetiva estável, apontando a expectativa de melhoria do crescimento da economia no longo prazo.

A classificação agora atribuída a Portugal (Baa2) é a mais elevada desde 2011.

Na sequência da melhoria da notação soberana de Portugal, hoje a Moody's melhorou ratings de empresas portuguesas.

O rating dos depósitos de longo prazo do banco BCP subiu em um nível a notação de rating dos depósitos do BCP, de Baa3/Prime-3 para Baa2/Prime-2". Já o 'rating' da dívida sénior foi confirmado em 'Ba1'.

Melhorou também o rating de dívida sénior de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Baa3 para Baa2 e o da dívida sénior de curto prazo de P-3 para P-2.

"Os ratings, de longo e curto prazo, dos depósitos foram elevados para Baa2 e P-2, respetivamente, nível idêntico ao da República de Portugal", indicou hoje o banco público.

No BPI, melhorou o rating dos depósitos de longo prazo de Baa1 para A3.

Já "os ratings atribuídos pela Moody's ao Banco BPI e à sua dívida sénior ordinária ("senior unsecured") de longo prazo mantêm-se em Baa2, com 'outlook' estável", disse o BPI.

A suportar estas classificações de rating, a Moody's põe em evidência quatro pontos essenciais do Banco BPI, designadamente os indicadores de qualidade de risco de crédito, melhor do que a média do setor em Portugal, a sólida capitalização, o adequado perfil de financiamento e liquidez e o apoio do acionista único, o CaixaBank, indica ainda o comunicado.

A notação de rating da Brisa -- Concessão Rodoviária passou de 'Baa2' para 'Baa1'.

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Leia Também: Banco Montepio anuncia liquidação da sua participada em Cabo Verde

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório