Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Líder da Evergrande acredita que empresa vai "sair da escuridão em breve"

A gigante do imobiliário chinesa tem uma dívida de mais de 260 mil milhões de euros e está à beira do colapso. Os analistas já lhe chamam a Lehman Brothers da China.

Líder da Evergrande acredita que empresa vai "sair da escuridão em breve"
Notícias ao Minuto

11:08 - 21/09/21 por Fábio Nunes

Economia Evergrande

Apesar da grave crise em que está mergulhada, o presidente da Evergrande acredita que a gigante do imobiliário vai “sair da escuridão em breve”. Foi isso que transmitiu aos mais de 120 mil funcionários da empresa chinesa numa carta enviada esta terça-feira, de acordo com o Business Insider.

Na missiva, Xu Jiayin reconhece que a Evergrande enfrenta “dificuldades colossais e sem precedentes”.

Apelando à união dos trabalhadores e frisando a sua crença de que os funcionários da empresa “tornam-se mais fortes perante a adversidade”, o presidente da Evergrande refere que eles são “a principal fonte do poder que temos para superar todas as dificuldades e vencer esta guerra”.

“Se estivermos unidos, conseguimos mover montanhas!”, vincou Xu Jiayin.

A Evergrande tem uma dívida de mais de 260 mil milhões de euros, mais do que qualquer outra empresa no mundo, segundo o Markets Insider.

A situação da Evergrande agravou-se quando em janeiro o governo chinês impôs novas regras para tentar controlar a dívida de construtores e promotores imobiliários, tendo a empresa sido incapaz de pagar os juros das suas dívidas.

Esta incerteza fez com que as ações da Evergrande dessem um trambolhão de cerca de 85% só este ano e a empresa sediada em Shenzhen está agora à beira do colapso.

Os analistas já estão a dizer que a Evergrande é a Lehman Brothers da China, numa alusão ao banco de investimento dos Estados Unidos cuja falência em 2008 espoletou uma crise financeira global.

O possível colapso da Evergrande já se está a refletir nos mercados internacionais. O Dow Jones, um dos principais índice da bolsa de Nova Iorque, caiu mais de 700 pontos esta segunda-feira.

Leia Também: Evergrande: Porque está o promotor imobiliário a assustar os mercados?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório