Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ONU Habitat vai ajudar Cabo Verde a requalificar bairros

A ONU Habitat vai apoiar Cabo Verde no estudo das necessidades de requalificação dos bairros públicos não urbanizados em algumas cidades do arquipélago, afirmou hoje fonte oficial cabo-verdiana.

ONU Habitat vai ajudar Cabo Verde a requalificar bairros
Notícias ao Minuto

14:50 - 04/03/14 por Lusa

Economia Fonte oficial

Segundo a diretora-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Jeiza Tavares, o estudo constitui a segunda fase do Programa Participativo de Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP) das Nações Unidas, financiado pela União Europeia (UE).

O estudo será elaborado por uma equipa multidisciplinar, a "Equipa País", constituída por representantes dos serviços centrais, autarquias, sociedade civil e universidades, com o intuito de caracterizar os bairros.

Ao mesmo tempo, serão definidos novos projetos-piloto, depois de concluídos os perfis de três centros urbanos (primeira fase) - Cidade da Praia (ilha de Santiago), Espargos (Sal) e Pedra Badejo (sede do município de Santa Cruz, Santiago) -, bem como a elaboração do retrato da situação urbana nacional.

A segunda fase inclui a realização de um estudo nacional para caracterizar os bairros informais e apontar pistas e estratégias para mobilizar recursos e eixos de intervenção nos bairros públicos, bem como assegurar a validade, impacto e visibilidade de todas as realizações do programa.

Segundo Jeiza Tavares, o Governo cabo-verdiano entendeu alargar esse retrato para os outros centros urbanos e, como resultado, já foram concluídos os perfis urbanos dos 22 principais centros do país.

Este trabalho permitiu a Cabo Verde ser eleito para a segunda fase do PSUP, desta vez com o apoio da ONU Habitat, que irá definir os projetos prioritários, para que o país possa candidatar-se à terceira fase do programa, de onde sairá o financiamento para as iniciativas.

"Existem bairros que cresceram à margem de qualquer processo de planeamento e que, por isso, carecem de serviços urbanos de base de infraestruturas", salientou Jeiza Tavares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório