Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Como especialista da indústria não posso apoiar desaparecimento" da TAP

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, afirmou hoje, em audição parlamentar, que enquanto especialista da indústria não pode "apoiar o desaparecimento" da companhia aérea", porque serve a diáspora espalhada pelo mundo.

"Como especialista da indústria não posso apoiar desaparecimento" da TAP
Notícias ao Minuto

19:44 - 14/09/21 por Lusa

Economia TAP

"Quanto a quem fala do desaparecimento da TAP, eu, enquanto especialista, não posso apoiar esse desaparecimento, porque a TAP serve destinos críticos para o país, não só nas ilhas, mas na diáspora espalhada pelo mundo", defendeu a responsável, que foi ouvida esta tarde pelos deputados da comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, numa sessão que decorreu em inglês e com o recurso a um tradutor.

"Isto é uma missão que nós queremos cumprir de forma rentável e sustentável. Este serviço faz parte da nossa natureza. É preciso não esquecer que representamos comunidades que estão ligadas a um país por uma companhia aérea", respondeu desta forma a presidente executiva que assumiu funções em junho a uma pergunta da deputada do grupo parlamentar do CDS-PP Cecília Meireles, que quis saber a opinião da engenheira aeronáutica francesa relativamente à hipótese de se 'deixar cair' a TAP, em vez de se direcionar fundos públicos para o seu auxílio.

A responsável da companhia aérea lembrou que há um plano que está já a ser aplicado na empresa, que inclui a redução de custos e aumento do rendimento, que "já está a dar resultados positivos".

Na sua intervenção inicial, Christine Ourmières-Widener citou também um estudo realizado a pedido da TAP, que indica que a empresa venha a ter um impacto de 10 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) português até 2030.

A responsável tem em mãos a tarefa de executar o plano de reestruturação da companhia aérea, proposto à Comissão Europeia em dezembro do ano passado, mas que ainda não recebeu 'luz verde'.

Leia Também: TAP confirma voos do Porto para Nova Iorque e Brasil no inverno

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório