Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

TAP. "Todos os membros da minha equipa já arregaçaram as mangas"

A presidente executiva da TAP garantiu hoje que todos os membros da sua equipa já "arregaçaram as mangas para trabalhar" na recuperação da companhia, embora não se consiga estimar quanto tempo será preciso, dada a extensão dos dados.

TAP. "Todos os membros da minha equipa já arregaçaram as mangas"
Notícias ao Minuto

17:16 - 14/09/21 por Lusa

Economia Christine Ourmières-Widener

"Na TAP, todos os membros da minha equipa já arregaçaram as mangas para trabalhar", afirmou Christine Ourmières-Widener, perante os deputados da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, onde está a ser ouvida esta tarde.

Trata-se do primeiro ato público de Christine Ourmie`res-Widener, que assumiu o cargo em 25 de junho, substituindo Ramiro Sequeira, que assumiu a presidência executiva interinamente depois da saída de Antonoaldo Neves.

A engenheira aeronáutica francesa de 56 anos tem em mãos a tarefa de executar o plano de reestruturação da companhia aérea, proposto à Comissão Europeia em dezembro do ano passado, mas que ainda não recebeu 'luz verde'.

Christine Ourmières-Widener admitiu que a procura por viagens aéreas estagnou a tal ponto, devido à pandemia de covid-19, que é difícil compreender a extensão dos danos e quanto tempo demorará a recuperação.

"As repercussões na TAP têm um efeito sistémico. [...] Não me cansarei de repetir que a TAP era o garante de circulação estimada em mais de 3 biliões de euros na economia portuguesa", acrescentou a responsável, lembrando que, em 2019, a TAP comprou cerca de 1.000 milhões de euros a mais de 1.000 empresas nacionais.

A presidente executiva recordou ainda que, antes da crise da provocada pela pandemia, a companhia aérea "contribuía de forma significativa para o desenvolvimento do setor do turismo", ajudando também para a redução da balança comercial.

No entanto, devido às restrições à mobilidade adotadas para conter a propagação do coronavírus, a transportadora registou, em 2020, cerca de menos 12 milhões de passageiros, o que corresponde a uma descida de mais de 70%, comparativamente a 2019.

Leia Também: Turismo Norte apela à TAP para dizer se vai repor rotas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório