Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Brasil. Demora de leilão 5G causará prejuízo de 16,2 milhões por dia

O ministro das Comunicações brasileiro afirmou na segunda-feira que o país deverá ter um prejuízo de 100 milhões de reais (16,2 milhões de euros) por dia com a demora da implementação da nova tecnologia 5G.

Brasil. Demora de leilão 5G causará prejuízo de 16,2 milhões por dia
Notícias ao Minuto

07:00 - 14/09/21 por Lusa

Economia 5G

Em causa está uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) brasileira que adiou, na segunda-feira, a votação da versão final do edital do 5G, após um pedido do conselheiro Moisés Queiroz Moreira, argumentando que precisa de mais tempo para analisar o processo.

"Realmente, pegou-nos (de surpresa). Foi um pedido altamente inesperado, por uma série de razões. A primeira é que o edital do 5G está na Anatel desde outubro de 2019. Foi aprovado pelos cinco votos dos cinco conselheiros da Anatel. Depois foi para o TCU [Tribunal de Contas da União]. Foi aprovado por 7×1 no TCU", alegou Fábio Faria durante uma conferência de imprensa em Brasília.

"O TCU [órgão fiscalizador do Estado brasileiro] fez algumas recomendações, não determinações. Normalmente, quando o processo volta para a Anatel, eles vão debruçar-se em cima do que foi falado no TCU. Não em temas que já tinham sido debatidos exaustivamente dentro da própria Anatel e com os votos dos cinco conselheiros", acrescentou o ministro.

Segundo Faria, o prejuízo resultante da demora em aprovar o 5G no Brasil é de 2,8 mil milhões de reais (450 milhões de euros) por mês, ou cerca de 100 milhões de reais por dia.

"Já entramos em contacto com ele [conselheiro Moisés Moreira] e estamos aguardando as perguntas, os questionamentos, que poderiam ter sido feitos antes da votação", frisou o governante.

"Espero que as perguntas sejam pertinentes. Responderemos em 24 horas, pois sabemos da importância do leilão e não iremos perder o prazo. Não podemos perder essa oportunidade. O agro, a indústria, todos precisam do 5G. Hoje, há 40 milhões de brasileiros sem celular [telemóvel]. Peço e clamo ao relator que envie [as perguntas] o mais rápido possível, para termos logo a votação do 5G", sublinhou.

O Governo espera poder realizar o leilão dos direitos de oferta do serviço de telecomunicações móveis 5G no país em outubro, para que pelo menos as cidades capitais tenham o serviço em julho de 2022, três meses antes das eleições presidenciais.

Além de permitir uma velocidade de 'download' vinte vezes superior à atualmente oferecida pelo 4G, a quinta geração oferece menor latência e uma conexão mais estável.

O leilão 5G concederá direitos a quatro diferentes bandas de radiofrequências (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHZ e 26 GHz), o que, por ser um país com dimensões continentais e um mercado de 212 milhões de habitantes, torna o concurso num dos maiores do mundo no setor.

Leia Também: 5G. Propostas totalizam 364,2 ME no 170.º dia de licitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório