EUA podem entrar em incumprimento da dívida nacional em outubro

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, avisou quarta-feira que o país poderá entrar em outubro numa situação de incumprimento da dívida nacional se o Congresso não aprovar um aumento do limite da dívida.

Janet Yellen reitera possibilidade de subida das taxas juros em dezembro

© Reuters

Lusa
09/09/2021 06:21 ‧ 09/09/2021 por Lusa

Economia

Tesouro

 

Numa carta enviada aos líderes do Congresso, a governante refere que se o Congresso não aprovar um aumento do limite da dívida, o departamento que dirige ficará sem dinheiro e esgotará as medidas "extraordinárias" para manter o governo federal dentro do seu limite de dívida legal em algum momento do próximo mês.

"Uma vez esgotadas todas as medidas disponíveis e o dinheiro disponível, os Estados Unidos não poderão cumprir as suas obrigações pela primeira vez na nossa história", acrescenta a missiva da secretária do Tesouro dos EUA.

Janet Yellen escreveu esta carta aos democratas Nancy Pelosi e Chuck Schumer, presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria no Senado, respetivamente, e aos republicanos que lideram o seu partido na Câmara dos Representantes e no Senado, Kevin McCarthy e Mitch McConnell.

O departamento do Tesouro tomou as chamadas "medidas extraordinárias" para evitar que os EUA não cumpram a dívida nacional desde que o limite do défice federal foi reimposto em 01 de agosto.

Se o Tesouro ficar sem meios para evitar um incumprimento sem pedir mais dinheiro emprestado, a incapacidade dos EUA para pagar as suas dívidas poderia criar um terramoto no sistema financeiro, disse Janet Yellen.

A governante instou os legisladores durante meses a aumentarem o limite da dívida antes de ser reimposto em agosto, avisando que um atraso poderia "causar danos irreparáveis à economia dos EUA e aos mercados financeiros globais".

Desde então, apelou ao Congresso para dar ao Tesouro a capacidade de pagar as dívidas já aprovadas pelos anteriores presidentes e congressistas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas