Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PRR: Apoios vão exigir "visão clara" dos objetivos dos investimentos

Os apoios às empresas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vão exigir uma "visão clara dos objetivos de cada investimento" e o principal desafio vai ser executar rapidamente este plano, defendeu a consultora EY.

PRR: Apoios vão exigir "visão clara" dos objetivos dos investimentos
Notícias ao Minuto

00:11 - 03/09/21 por Lusa

Economia PRR

"Os apoios a empresas vão exigir uma visão clara dos objetivos de cada investimento, uma vez que estes terão de se alinhar com três prioridades: a capacitação digital, seja de pessoas ou de relacionamento com clientes (ex: 'e-commerce'); a transição climática, orientada às energias renováveis para produção e uso próprio; a redução da pegada carbónica", lê-se na parte II da segunda edição do estudo "Conhecer os desafios ajuda a encontrar o caminho?", lançado pela EY.

Neste texto, assinado pelo especialista Miguel Amado, é referido que o principal desafio vai ser executar rapidamente o plano, potenciando a recuperação económica, lembrando que Portugal não tem "um registo histórico muito positivo" no que se refere à execução de fundos europeus, uma vez que tende concretizar-se no final dos períodos de programação.

Assim, terá que haver uma "solidariedade coletiva" para que os projetos públicos e privados tenham resultados nos momentos acordados.

No entanto, as regras de contratação púbica e a capacidade de as organizações acompanharem uma acelerada transformação podem constituir-se como desafios que obrigam a um planeamento e execução "imediatos e bem estruturados".

Segundo a consultora, o PRR privilegia, no que concerne ao setor privado, a agregação de valor e o desenvolvimento de setores e cadeias de valor, o que será uma "oportunidade única para o tecido empresarial criar condições que permitam ao mercado como um todo crescer".

No caso das entidades públicas, o principal objetivo é a melhoria dos serviços ao cidadão, sendo que a Justiça, Finanças, Saúde, Segurança Social, bem como a modernização dos serviços "não podem ser implementados de forma desagregada".

Nesse sentido, o papel da estrutura de missão Portugal Digital "será essencial" para coordenar a Saúde com a Segurança Social, para o bem-estar e segurança dos cidadãos, a Justiça com as Finanças, para dinamizar o tecido empresarial, e todos em conjunto criarem uma Administração Pública preparada para o futuro", defendeu.

O PRR tem um período de execução até 2026 e prevê um conjunto de reformas e investimentos para alavancar o crescimento económico.

A EY, empresa de auditoria, assessoria fiscal, de transações e de gestão, está presente em mais de 150 países.

Leia Também: PRR. Um terço das verbas está contratualizado, anuncia António Costa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório