Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nutricionistas surpreendidos com falta de comparticipação da ADSE

A Ordem dos Nutricionistas manifestou-se hoje surpreendida com a falta de comparticipação das consultas de nutrição nas novas tabelas da ADSE, afirmando que espera "uma retificação" da situação.

Nutricionistas surpreendidos com falta de comparticipação da ADSE
Notícias ao Minuto

16:02 - 01/09/21 por Lusa

Economia ADSE

A Ordem anunciou que a bastonária, Alexandra Bento, fará "todas as diligências" para rever uma situação que considera "um erro crasso".

Hoje entram em vigor as novas tabelas de preços da ADSE. Para a Ordem dos Nutricionistas, é "incompreensível" que estes cuidados não sejam assegurados.

"Portugal é um dos países europeus com maior número de anos de vida saudáveis perdidos, justificados por um em cada 10 portugueses ter diabetes, um em cada três ter hipertensão, e por um em cada dois portugueses ter obesidade ou excesso de peso", sustentou a Ordem, em comunicado.

"A comparticipação de consultas de nutrição pela ADSE está há muitos anos em cima da mesa e nada fazia prever que os cuidados de nutrição fossem excluídos desta tabela", lê-se no documento.

A Ordem indicou ainda que no dia 09, terá uma reunião com a presidente do Conselho Diretivo da ADSE, Sofia Lopes Portela, na qual abordará a questão.

"Se metade das causas de doença e de morte no país têm relação direta com a alimentação, porquê excluir as consultas de nutrição?", questionou a Ordem, que pretende uma intervenção da Entidade Reguladora da Saúde.

Também a Ordem dos Médicos apelou à Entidade Reguladora da Saúde para que analise e se pronuncie sobre a nova tabela de preços da ADSE, em nome da transparência e equidade do setor.

Leia Também: Sevilla tentou 'resgatar' Seferovic em cima do fecho do mercado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório