Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Fim das moratórias? Banca diz que não há motivos para "ansiedade social"

Até porque, garante a APB, os bancos estão a avaliar as situações caso a caso, adequando a resposta para cada família ou situação em particular. 

Fim das moratórias? Banca diz que não há motivos para "ansiedade social"
Notícias ao Minuto

08:44 - 01/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia moratórias

Setembro é, para muitos, o mês em que terminam as moratórias bancárias, uma das medidas que foi implementada para mitigar os efeitos da pandemia. Contudo, a Associação Portuguesa de Bancos (ABP) diz que não há motivos para uma "ansiedade social" em torno deste prazo. 

"Dos números que são públicos - quer quanto aos montantes envolvidos, quer quanto ao andamento da economia e das condições sociais (v.g., desemprego) -, das medidas anunciadas pelo Governo e do que têm sido as referências públicas de responsáveis bancários, não parece existir fundamento para uma ansiedade social generalizada à volta do fim das moratórias", disse a APB, em declarações à TSF

Até porque, garante a APB, os bancos estão a avaliar as situações caso a caso, adequando a resposta para cada família ou situação em particular. 

"Os bancos, dentro do quadro legal e regulatório aplicável, têm vindo a acompanhar a situação particular de cada cliente e continuarão a seguir as boas práticas aplicáveis a este tipo de processo, a fim de promover soluções que permitam, sempre que possível, superar eventuais dificuldades no retomar do cumprimento pontual dos contratos", adiantou ainda a APB. 

Os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP), na terça-feira, indicam que, no final de julho de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 36,8 mil milhões de euros, menos 0,7 mil milhões do que em junho.

Leia Também: Moratórias: "Extensão não é solução". DECO reforça o regime transitório

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório