Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

DBRS avalia hoje o rating de Portugal. O que aconteceu da última vez?

Na última avaliação, em fevereiro, a agência manteve a classificação da dívida pública portuguesa em BBB (alto) com perspetiva estável, em nível de investimento.

DBRS avalia hoje o rating de Portugal. O que aconteceu da última vez?
Notícias ao Minuto

08:40 - 27/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia DBRS

A DBRS Morningstar tem agendada para esta sexta-feira, dia 27 de agosto, uma possível revisão do rating de Portugal. Na última avaliação, em fevereiro, a agência manteve a classificação da dívida pública portuguesa em BBB (alto) com perspetiva estável, em nível de investimento.

"A confirmação da perspetiva estável equilibra o abrupto choque sanitário e económico com melhorias em indicadores chave do rating nos anos anteriores à crise", pode ler-se na nota divulgada na altura.  

A DBRS Morningstar foi a primeira agência a pronunciar-se sobre o rating de Portugal este ano. Agora, volta a ser a primeira agência a avaliar novamente o rating de Portugal, seguindo-se depois as avaliações da Standard & Poor’s, da Moody’s e, mais tarde, da Fitch.

O rating português atribuído pela DBRS em fevereiro é também apoiado "pela pertença à zona euro e a sua adesão ao modelo de governação económica da UE [União Europeia]", apesar do legado "da crise da zona euro continuar a colocar vulnerabilidades, incluindo a elevada dívida pública, níveis ainda comparativamente altos de crédito malparado no sistema financeiro, e um crescimento económico potencial relativamente baixo".

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Leia Também: Afeganistão: Voos de evacuação retomados com nova urgência hoje de manhã

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório