Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Desemprego registado recua, mas ainda está acima do nível pré-pandemia

Os dados mais recentes indicam que há mais 53 mil desempregados face ao valor que se verificava antes dos primeiros casos positivos da Covid-19 em Portugal. 

Desemprego registado recua, mas ainda está acima do nível pré-pandemia
Notícias ao Minuto

08:49 - 24/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia desempregados

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego tem vindo a reduzir-se, tendo-se cifrado nos 368.704 em julho. Contudo, este valor ainda está acima do período pré-pandemia, uma vez que em fevereiro de 2020 havia 315.562 desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

Quer isto dizer que os dados mais recentes indicam que há mais 53 mil desempregados face ao valor que se verificava antes dos primeiros casos positivos da Covid-19 em Portugal. 

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou em julho 9,5% em termos homólogos e 2,4% face a junho. 

De acordo com o IEFP, no fim de julho, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 368.704 desempregados, um número que representa 66,5% de um total de 554.797 pedidos de emprego.

Segundo o IEFP, para a diminuição do desemprego registado face ao mês homólogo de 2020 contribuiu o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano (-76.715) e, em sentido inverso, contribuíram para o maior aumento no desemprego aqueles que permanecem inscritos há um ano e mais (+38.117).

Algarve com a descida mais acentuada

A nível regional, no mês de julho, o desemprego registado, em termos homólogos, aumentou apenas na região da Madeira (+1,7%).

As restantes regiões registaram "decréscimos significativos" do desemprego, com o Algarve a registar a descida mais acentuada (-21,5%).

Face a junho, o desemprego registado desceu em todas as regiões, com as reduções "mais expressivas" a ocorrerem no Algarve (-10,5%) e no Centro (-2,7%).

Leia Também: Desemprego registado abranda. Havia 423.888 inscritos até abril

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório