Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

5G. "Estamos prontos como já o demonstrámos há dois anos"

A Altice Portugal afirma que está preparada para o 5G "há dois anos" e aponta que a "inatividade desta tecnologia de rede" neste momento se deve à "inaptidão e inabilidade do regulador", disse hoje fonte oficial.

5G. "Estamos prontos como já o demonstrámos há dois anos"
Notícias ao Minuto

11:51 - 20/08/21 por Lusa

Economia Altice Portugal

"Há cerca de dois anos que a Altice Portugal tem vindo a demonstrar toda a sua capacidade na disponibilização da nova tecnologia de rede 5G", pelo que desde essa altura que "os nossos clientes e o país poderiam estar a beneficiar da mais inovadora tecnologia da Altice Portugal em 5G", refere a mesma fonte.

"Não só estamos prontos como já o demonstrámos há dois anos a esta parte", salienta a dona da Meo.

A Altice Portugal cita exemplos como a "primeira demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G (2018), a primeira transmissão televisiva em Portugal com rede 5G, em ambiente real, em parceria com a RTP (2019)", como ainda a demonstração na Altice Labs em Aveiro "da aplicabilidade desta tecnologia às operações de socorro".

A dona da Meo refere que "já no início deste ano [...] foi o primeiro operador a lançar uma oferta comercial disponível para todos os clientes que queiram aderir ao 5G, com o serviço a ter início na data de lançamento comercial da tecnologia na rede Meo".

A licitação principal do leilão 5G dura há mais de sete meses (arrancou em 14 de janeiro), atingindo hoje o 154.º dia, e, atualmente, nos países da União Europeia, só Portugal e a Lituânia não têm ofertas comerciais 5G.

"A inatividade desta tecnologia de rede, por consequência da inaptidão e inabilidade do regulador, a todos prejudica e deixa o país numa situação de absoluta vergonha perante os restantes 'players' europeus quando nos processos anteriores sempre liderámos", remata a Altice Portugal.

Leia Também: 5G: Altice "opõe-se veementemente" à nova alteração de regras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório