Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

BCE: Banca já pagou 10 mil milhões em dividendos este ano

No início de julho, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que, devido à "melhoria das perspetivas económicas", a recomendação contra repartição de dividendos na banca poderá expirar no final de setembro, admitindo distribuição em outubro.

BCE: Banca já pagou 10 mil milhões em dividendos este ano
Notícias ao Minuto

08:45 - 20/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

"Nos primeiros meses de 2021" os bancos pagaram 10 mil milhões de euros em dividendos, anunciou o Banco Central Europeu (BCE), na quarta-feira. Isto acontece depois de em 2020 ter estado em vigor um 'travão' que não recomendava a distribuição de dividendos por parte das instituições bancárias

"No seguimento da recomendação do BCE de dezembro de 2020, os bancos sob supervisão do BCE decidiram pagar dividendos no total de cerca de 10 mil milhões de euros nos primeiros meses de 2021, menos de um terço do valor que os bancos normalmente pagam num ano financeiro normal", diz o BCE, em comunicado

A unidade de  supervisão bancária do BCE recomendou que os bancos suspendessem os dividendos em 2020 e, depois, os limitassem até setembro deste ano, "com o objetivo de reforçar a capacidade dos bancos para absorver perdas e apoiar empréstimos a empresas e famílias", lembra a instituição.

Contudo, no início de julho, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que, devido à "melhoria das perspetivas económicas", a recomendação contra repartição de dividendos na banca poderá expirar no final de setembro, admitindo distribuição em outubro.

"Convidar todos os bancos a suspender os dividendos foi única ação prudente a tomar, mas foi uma decisão difícil", admite agora o BCE. 

Leia Também: BCE aumenta em 4,5% compra de dívida para enfrentar a pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório