Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Ryanair apresentou nova queixa contra ajuda à TAP no tribunal europeu

Ryanair formalizou uma nova queixa na semana passada contra o apoio de 462 milhões concedido à companhia aérea portuguesa.

Ryanair apresentou nova queixa contra ajuda à TAP no tribunal europeu

Depois de ter visto o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) dar-lhe razão no primeiro recurso que fez contra a TAP, a Ryanair formalizou uma nova queixa na semana passada contra o apoio de 462 milhões concedido à companhia aérea portuguesa.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo Público e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte oficial da Ryanair.

Em maio, recorde-se, o Tribunal de Justiça da UE anulou a decisão da Comissão Europeia que aprova a ajuda estatal de 1.200 milhões de euros à companhia aérea TAP, por a considerar "insuficientemente fundamentada", não obrigando ainda à devolução.

Ainda nesse mês, o Estado, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, realizou um aumento de capital de 462 milhões de euros na TAP, subscrevendo 92.400.000 ações da companhia, no âmbito do auxílio aprovado por Bruxelas.

Em causa está o recurso interposto naquele organismo em julho de 2020 pela transportadora aérea de baixo custo Ryanair contra a ajuda estatal à companhia aérea de bandeira portuguesa TAP, com a argumentação de que este apoio português viola o tratado europeu e as regras concorrenciais.

Tratou-se de um apoio estatal de 1.200 mil milhões de euros para responder às necessidades imediatas de liquidez dada a pandemia da Covid-19, com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Como a decisão do Tribunal Geral ainda era de primeira instância, as partes ainda podiam recorrer para o Tribunal de Justiça da UE.

Em 2020, a TAP voltou ao controlo do Estado português, que passou a deter 72,5% do seu capital, depois de a companhia ter sido severamente afetada pela pandemia de covid-19 e de a Comissão Europeia ter autorizado o auxílio estatal de 1,2 mil milhões de euros.

Já este ano, no final de abril, a Comissão Europeia aprovou um novo e intercalar auxílio estatal de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para novamente compensar prejuízos decorrentes da pandemia e, segundo a transportadora, garantir liquidez até à aprovação do plano de reestruturação por Bruxelas (que ainda decorre).

[Notícia atualizada às 09h24]

Leia Também: PSP e GNR aproveitam Volta para mostrar descontentamento com "esmola"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório