Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Empresas, eis cinco estratégias para gerir e atrair talento

A ManpowerGroup identifica cinco grandes tendências que as organizações devem integrar nas suas estratégias e modelos de atuação, por forma a atrair e fidelizar o talento que necessitam para inovar, crescer e assegurar a sua sustentabilidade.

Empresas, eis cinco estratégias para gerir e atrair talento
Notícias ao Minuto

16:08 - 17/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

O digital e a pandemia trouxeram novos desafios para as empresas e, neste sentido, é importante a construção de novas estratégias de talento, "que tornem as organizações mais competitivas no mercado de trabalho e fomentem o bem-estar e o compromisso dos seus colaboradores", de acordo com a ManpowerGroup.

A empresa apresenta cinco estratégias que podem ser implementadas de modo a atrair e fidelizar o talento que necessitam para inovar, crescer e assegurar a sua sustentabilidade. Tome nota: 

1. Ser um íman de talento

"Segundo dados do último estudo Talent Shortage, em Portugal, 57% dos empregadores afirmam ter dificuldade em encontrar o talento certo para as suas  organizações. Neste mercado altamente competitivo apenas as organizações mais atrativas serão capazes de captar o interesse dos melhores profissionais e fidelizá-los. A definição de uma correta proposta de valor do empregador ganha, por isso, cada vez mais importância, devendo ser relevante e alinhada com as preferências dos candidatos. A empresa deve transmitir de forma consistente e clara a sua missão, visão e valores, comunicando de forma honesta e transparente através dos canais relevantes para os seus candidatos."

2. Fomentar a aprendizagem constante

"Num mundo em constante mudança, mais conectado e impactado pelos desenvolvimentos tecnológicos, a resposta por parte das empresas e profissionais deve estar na learnabillity, isto é, na capacidade de aprendizagem constante ao longo de toda a carreira profissional."

3. Criar um ecossistema de talento híbrido

"Perfis multidisciplinares, novos modelos de trabalho, diversidade cultural e geracional e deslocalização são algumas das tendências impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pela pandemia, mas que vieram confirmar que as equipas com maior diversidade, são também mais inovadoras, produtivas e entregam melhores resultados."

4. Proporcionar uma experiência de talento positiva  

"O talento é, cada vez mais, a chave para potenciar a competitividade e inovação das empresas, pelo que as organizações devem criar uma proposta de valor única e personalizada."

5. Criar líderes digitais

"Com a transformação tecnológica, surge um novo líder, o líder digital: um profissional capaz de influenciar, apoiar e orientar as suas equipas em ambientes complexos e de mudança."

Leia Também: EUA podem ameaçar hegemonia da Apple e da Google

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório