Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Empréstimos a PME de Macau sobem 6,4% no primeiro semestre

O balanço utilizado dos empréstimos às Pequenas e Médias Empresas (PME) aumentou, até final de junho, 6,4% em termos anuais e 8,3% comparativamente ao fim de 2020, indicaram hoje dados da Autoridade Monetária de Macau.

Empréstimos a PME de Macau sobem 6,4% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

07:01 - 12/08/21 por Lusa

Economia Macau

No período em análise, aquele balanço atingiu 94,5 mil milhões de patacas (dez mil milhões de euros).

A Autoridade Monetária referiu ainda que, no primeiro semestre deste ano, o balanço relativo aos empréstimos em dívida não pagos pelas PME aumentou 13,4% em comparação com os seis meses anteriores, para 551,6 milhões de patacas (58 milhões de euros), e cresceu 141,5% em relação ao período homólogo de 2020.

O rácio das dívidas não pagas (o rácio do balanço dos empréstimos não pagos para os empréstimos concedidos às PME) atingiu 0,58%, um acréscimo de 0,03 pontos percentuais em relação ao final de 2020, ou mais 0,33 pontos percentuais comparativamente ao período homólogo anterior.

A taxa de utilização, definida como a proporção do saldo do crédito em dívida em relação ao limite de crédito concedido, foi de 82,4%, uma descida de 0,6 pontos percentuais em relação aos seis meses anteriores e de 0,5 pontos percentuais em termos anuais.

Em comparação com o segundo semestre do ano passado, os empréstimos concedidos às PME nas "indústrias transformadoras" e no "comércio por grosso e a retalho" aumentaram 49,2% e 13,9%, respetivamente, enquanto que os empréstimos aos "restaurantes, hotéis e similares" caíram 8,7%.

Leia Também: Próxima semana essencial para saber se existem contágios em Macau

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório