Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Greve na CGD. Sindicato diz que há dezenas de agências encerradas

Trabalhadores reivindicam a negociação da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária.

Greve na CGD. Sindicato diz que há dezenas de agências encerradas
Notícias ao Minuto

10:14 - 09/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia STEC

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) afirma que a greve "está a ser um êxito" e que há dezenas de agências encerradas.

Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, o sindicato escreve que os trabalhadores da CGD "mostraram hoje a sua indignação à administração pela forma completamente insensível como estão a ser tratados, relativamente à revisão da tabela salarial e ao assédio que sobre eles recai e que se reveste de várias formas".

O STEC dá conta ainda de "grande adesão à greve" e garante que "não há agências a funcionar com normalidade" esta segunda-feira.

"Apesar das pressões e ameaças, das transferências à pressa para substituir os trabalhadores em greve, muitas dezenas de agências estão encerradas, muitas outras dezenas estão abertas, mas de porta fechada, apenas com a gerência, sem efetuar operações e só para se dizer e contabilizar que estão abertas, outras ainda estão a funcionar com base em estagiários que não podem fazer greve", lê-se na nota.

O sindicato garante também que a administração do banco tem feito tudo "para minimizar a adesão à greve, não permitindo sequer a marcação de greve aos trabalhadores que, estando de férias, manifestaram vontade de aderir à mesma", e alega que não é permitido aos funcionários informar os clientes que o encerramento das agências se deve à greve.

O STEC revela ainda que vai convocar uma reunião de delegados sindicais para analisar a situação laboral e decidir sobre eventuais novas ações de luta "caso a situação laboral não se altere".

Os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos estão hoje em greve, reivindicando a negociação da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária.

As estruturas sindicais exigiram ainda ser informadas sobre os processos de reestruturação feitos pelos bancos (que implicam saídas de funcionários), afirmando que não podem ser excluídos de participar nesses processos.

No primeiro semestre, a CGD totalizou 294 milhões de euros de lucro, mais 18% do que no mesmo período do ano anterior.

Leia Também: Trabalhadores da CGD em greve exigem negociar tabela salarial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório