Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicatos SNQTB e SBI aderem à greve na CGD e pagam dia a grevistas

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) aderiram à greve dos trabalhadores da CGD da próxima segunda-feira, garantindo o pagamento do dia aos seus associados que façam greve.

Sindicatos SNQTB e SBI aderem à greve na CGD e pagam dia a grevistas
Notícias ao Minuto

14:22 - 06/08/21 por Lusa

Economia Banco

Em comunicado hoje divulgado, estes sindicatos anunciaram a adesão à greve e apelaram para que os seus sócios participem. Disseram ainda que a quem participar garantem o "pagamento, através dos respetivos Fundos de Greve, da perda de retribuição comprovadamente ocorrida".

O sindicato dos trabalhadores do grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) convocou greve para 09 de agosto, exigindo a negociação efetiva da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária.

Em 27 de julho, o Mais Sindicato e o Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) anunciaram que a CGD comunicou que vai iniciar em setembro a revisão da tabela salarial. O STEC manteve a greve.

Ainda no comunicado hoje divulgado, em que anunciam a adesão à greve marcada pelo STEC, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) disseram que "não toleram despedimentos coletivos ou ameaças de extinção de postos de trabalho" e que, "caso ocorram, será, de imediato, convocada nova greve".

Exigiram ainda ser informados sobre os processos de reestruturação feitos pelos bancos (que implicam saídas de funcionários), afirmando que não podem ser excluídos de participar nesses processos.

A CGD teve, no primeiro semestre, lucro de 294 milhões de euros, mais 18% do que no período homólogo de 2020.

Leia Também: CGD prevê entregar 2.000 milhões em dividendos até 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório