Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

BAI aliena participações sociais na Griner e Novinvest por 13 milhões

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai alienar 72,6% e 51% das suas participações no capital social da Griner Engenharia e da Novinvest SA, pelo valor de 10 mil milhões de kwanzas (13 milhões de euros), foi hoje anunciado.

BAI aliena participações sociais na Griner e Novinvest por 13 milhões
Notícias ao Minuto

14:48 - 04/08/21 por Lusa

Economia BAI

Num comunicado, o BAI, participado pela petrolífera angolana Sonangol, refere que as participações sociais detidas, direta e indiretamente, nas duas empresas serão alienadas através de uma operação de venda das ações aos quadros de gestão (operação financeira conhecida por 'management buyout') da sociedade Griner Engenharia SA, pelo montante de 10 mil milhões de kwanzas (13.086.800 euros).

A Griner Engenharia é uma sociedade angolana de engenharia e construção de edifícios e infraestruturas, com atividade em quatro países africanos, onde o grupo BAI detinha uma participação de 82,6%, passando agora a deter 10% da sociedade.

Já a Novinvest trata-se de uma sociedade participada em 49% pela Griner Engenharia SA e em 51% pelo Grupo BAI, para o desenvolvimento e gestão de participações, e de atividades complementares da cadeia de valor da construção, como indústria de materiais de construção, concessões, serviços especializados e imobiliário.

De acordo com a nota, estas operações inserem-se na estratégia de separação de atividade financeiras e não financeiras do grupo BAI, permitindo, simultaneamente, a criação e desenvolvimento de grupos não financeiros angolanos que contribuam para o crescimento do país.

O BAI, um dos maiores bancos privados em Angola, tem operações em Portugal e Cabo Verde, bem como uma participação minoritária no Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.

Leia Também: Intesa Sanpaolo sobe lucros para 3.023 milhões no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório