Setor dos serviços da China recuperou acima do esperado em julho

O setor dos serviços na China registou uma expansão maior do que o esperado pelos analistas, no mês de julho, de acordo com o índice dos gestores de compras (PMI) divulgado hoje pelo portal de notícias económicas Caixin.

Indústria manufatureira da China recua pelo quinto mês consecutivo

© iStock

Lusa
04/08/2021 13:55 ‧ 04/08/2021 por Lusa

Economia

China

O PMI do setor dos serviços fixou-se nos 54,9 pontos, bem acima dos 50,6 esperados pela maioria dos analistas e dos 50,3 alcançados em junho.

Um valor acima da marca dos 50 pontos representa um crescimento da atividade, em relação ao mês anterior, enquanto abaixo representa uma contração.

Wang Zhe, economista da Caixin, destacou que tanto a oferta quanto a procura pelos serviços recuperaram, depois de a China ter conseguido controlar o surto de covid-19 registado na província de Guangdong, sudeste do país, no mês de junho.

Em julho, os indicadores que medem a atividade e os novos negócios subiram mais de quatro pontos, face ao mês anterior.

As empresas do setor dos serviços estavam otimistas com a capacidade da China de conter a pandemia, o que facilitaria a recuperação da sua capacidade de produção.

No entanto, Shanshan Song, economista do banco HSBC, lembrou que o levantamento de dados para o índice foi feito até 22 de julho, por isso o impacto do último surto do coronavírus que atinge agora várias províncias da China e que a imprensa oficial considera o pior desde o de Wuhan, o primeiro mundial, não está incluído nos dados de julho.

Song lembrou que o início das férias de verão impulsionou o setor dos serviços, mas alertou que este último surto traz de volta a incerteza e que, se as restrições às viagens e as medidas de distância social permanecerem, as empresas vão "enfraquecer" no curto prazo.

Leia Também: Covid-19. China isola cidade e pune funcionários locais face a novo surto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas