Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Setor dos serviços da China recuperou acima do esperado em julho

O setor dos serviços na China registou uma expansão maior do que o esperado pelos analistas, no mês de julho, de acordo com o índice dos gestores de compras (PMI) divulgado hoje pelo portal de notícias económicas Caixin.

Setor dos serviços da China recuperou acima do esperado em julho
Notícias ao Minuto

13:55 - 04/08/21 por Lusa

Economia China

O PMI do setor dos serviços fixou-se nos 54,9 pontos, bem acima dos 50,6 esperados pela maioria dos analistas e dos 50,3 alcançados em junho.

Um valor acima da marca dos 50 pontos representa um crescimento da atividade, em relação ao mês anterior, enquanto abaixo representa uma contração.

Wang Zhe, economista da Caixin, destacou que tanto a oferta quanto a procura pelos serviços recuperaram, depois de a China ter conseguido controlar o surto de covid-19 registado na província de Guangdong, sudeste do país, no mês de junho.

Em julho, os indicadores que medem a atividade e os novos negócios subiram mais de quatro pontos, face ao mês anterior.

As empresas do setor dos serviços estavam otimistas com a capacidade da China de conter a pandemia, o que facilitaria a recuperação da sua capacidade de produção.

No entanto, Shanshan Song, economista do banco HSBC, lembrou que o levantamento de dados para o índice foi feito até 22 de julho, por isso o impacto do último surto do coronavírus que atinge agora várias províncias da China e que a imprensa oficial considera o pior desde o de Wuhan, o primeiro mundial, não está incluído nos dados de julho.

Song lembrou que o início das férias de verão impulsionou o setor dos serviços, mas alertou que este último surto traz de volta a incerteza e que, se as restrições às viagens e as medidas de distância social permanecerem, as empresas vão "enfraquecer" no curto prazo.

Leia Também: Covid-19. China isola cidade e pune funcionários locais face a novo surto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório