Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Governo britânico pondera vetar compra da empresa de 'chips' pela NVIDIA

O governo britânico está a ponderar bloquear a aquisição da empresa de semicondutores ('chips') Arm pela norte-americana NVIDIA, alegando com potenciais riscos para a segurança nacional, avançou hoje a agência Bloomberg.

Governo britânico pondera vetar compra da empresa de 'chips' pela NVIDIA
Notícias ao Minuto

22:15 - 03/08/21 por Lusa

Economia Nvidia

A Autoridade para a Concorrência e os Mercados (CMA, na sigla em Inglês) do Reino Unido tinha lançado no início do ano uma investigação à operação.

Então, a CMA informava que a NVIDIA, uma produtora de 'chips' baseada nos EUA, pretendia adquirir o ramo Grupo Propriedade Intelectual da britânica Arm, por 40 mil milhões de dólares (34 mil milhões de euros).

A Arm desenvolve e licencia propriedade intelectual e programas informáticos para a conceção de 'chips'. "Os produtos e serviços fornecidos pela empresa apoiam uma gama vasta de aplicações usadas por empresas e consumidores no Reino Unido, incluindo computadores portáteis, instrumentos móveis, consolas de jogos e sistemas computorizados para automóveis", especificou a CMA, em comunicado de janeiro.

O chefe executivo da CMA, Andrea Coscelli, considerava então que "a indústria da tecnologia de componentes vale milhares de milhões e é crítica para muitos dos produtos que as pessoas usam no quotidiano".

Segundo a Bloomberg, a intenção da NVIDIA adquirir aquele negócio da Arm, que é propriedade do conglomerado japonês SoftBank Group Corp., resulta da sua vontade de se expandir no mercado cada vez mais importante dos semicondutores.

Na página na internet que a CMA abriu para este processo avança-se que o relatório com a investigação foi entregue ao secretário de Estado para Digital, Cultura, Media e Desporto.

Leia Também: Vendas de automóveis na China sobem 27% mas abaixo do período pré-covid

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório