Metro autorizado a iniciar trabalhos para ligação entre Odivelas e Loures

O Metropolitano de Lisboa está autorizado a iniciar os trabalhos para a construção do metro ligeiro de superfície que ligará Odivelas a Loures, contemplado com 250 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência, anunciou hoje a empresa.

Utentes e sindicato queixam-se de degradação no serviço do Metro

© iStock

Lusa
02/08/2021 12:54 ‧ 02/08/2021 por Lusa

Economia

Transportes

O diploma que altera o quadro jurídico da concessão do metropolitano na cidade de Lisboa e concelhos limítrofes foi publicado na sexta-feira no Diário da República e "delega no Metropolitano de Lisboa uma nova missão de assegurar a construção, instalação, renovação, manutenção e gestão das infraestruturas para o serviço público de transporte de passageiros através da linha de metro ligeiro de superfície que ligará Odivelas a Loures", destacou a empresa, numa nota.

A concessão atribuída ao Metro prevê "as expansões da rede de metropolitano de Lisboa que sejam ou venham a ser realizadas através de sistemas de transporte coletivo em sítio próprio de elevada capacidade, designadamente na modalidade de metro ligeiro de superfície", acrescentou.

Em 05 de julho, o Metro e as Câmaras de Loures e de Odivelas assinaram um protocolo para o desenvolvimento de uma rede de transporte coletivo em sítio próprio (TCSP) para a construção de um metro ligeiro de superfície que ligará os concelhos de Loures e Odivelas, a partir da estação do Metropolitano em Odivelas.

Este protocolo atribui ao Metro de Lisboa a tarefa de desenvolver os estudos prévios, a avaliação da viabilidade e a conceção desse projeto.

O novo metro ligeiro de superfície está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento de 250 milhões de euros.

Leia Também: Alguma perturbação no Metro de Lisboa? Já é possível saber em tempo real

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas