Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Produção industrial aumenta 10,4% em junho

O índice de produção industrial aumentou 10,4% em junho, face ao período homólogo, abrandando face à subida de 26,6% registada em maio, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Produção industrial aumenta 10,4% em junho
Notícias ao Minuto

11:58 - 02/08/21 por Lusa

Economia INE

No caso de se excluir o agrupamento de energia, o índice de produção industrial registou uma subida de 9,7% no mês de junho, contra um aumento homólogo de 28,5% no mês anterior, lê-se num destaque do INE.

Este indicador registou um aumento homólogo de 10,4% no mês de junho, menos 16,2 pontos percentuais (p.p.) face ao valor observado em maio, assinala o INE.

"Estes resultados continuam a ser influenciados por um efeito base, dado que a comparação incide em meses afetados pela pandemia, tendo-se verificado em junho de 2020 uma diminuição homóloga de 14,8%", esclarece.

Segundo o INE, em junho deste ano, o índice foi 5,9 pontos percentuais (p.p.) inferior ao observado de junho de 2019, antes da pandemia de covid-19.

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas positivas, embora "menos intensas" do que em maio, à exceção dos bens de investimento.

Assim, o agrupamento de bens intermédios apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (5,3 p.p.), originado por uma taxa de variação de 16,3%, contra 30,3% no mês anterior.

Os agrupamentos de bens de consumo e de energia contribuíram com 3,0 p.p. e 2,5 p.p., respetivamente, em resultado de aumentos homólogos de 8,9% e de 13,7% (30,5% e 18,3% em maio), pela mesma ordem.

O único contributo negativo (-0,4 p.p.) partiu do agrupamento de bens de investimento, que passou de uma subida de 19,7%, em maio, para uma queda de 2,5% no mês análise, refere o INE.

Em termos mensais, o índice agregado de produção industrial caiu 2,5%, contra uma queda de 4,8% no mês anterior.

Segundo o INE, no segundo trimestre deste ano, o índice global apresentou um crescimento homólogo de 24,1% (no trimestre anterior, esta variação foi de -1,1%) e uma diminuição em cadeia de 3,3%,

O índice de produção industrial mede as variações do volume da produção em "intervalos curtos e regulares", explica o INE.

Estes índices são obtidos através do inquérito mensal à produção industrial, realizado junto de unidades estatísticas selecionadas a partir de empresas sediadas em Portugal.

Leia Também: Dívida pública sobe para 277,5 mil milhões em junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório